Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Vice-presidente do Crea-AL marca presença no Colégio de Presidentes e celebra novo programa de transferência de recursos

Vice-presidente do Crea-AL marca presença no Colégio de Presidentes e celebra novo programa de transferência de recursos

  • Notícias

O Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) esteve presente na 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, representado pela sua vice-presidente, eng.ª civil Renilda Correia, em evento realizado durante esta semana em Boa Vista-RR.

Dentre as pautas abordadas, o destaque ficou para o lançamento do novo Programa de Transferência de Recursos aos Creas para o Fortalecimento, Aprimoramento e Aumento das Ações de Fiscalização do Exercício e das Atividades Profissionais.

Aprovado em Plenário Federal através da Resolução nº 1.135/2022 na última semana, o programa prevê o uso do superávit anual do Confea como recurso para a distribuição de recursos entre os regionais, que diferentemente do Prodesu, terá caráter permanente, sem a necessidade de submissão de projetos.

De acordo com a vice-presidente Renilda, a medida chegou a tempo de dar mais força aos setores essenciais do Conselho. “Houve um bom entendimento do Sistema quanto a extrema importância desse programa para os Creas menores, e isso garante um fortalecimento geral, especialmente da fiscalização, que é a nossa atividade-fim. Agora vamos atrás de cumprir as condicionantes necessárias e fazer um bom uso desses recursos para desempenhar ainda mais a defesa da sociedade”, disse.

O CP seguiu até hoje com outras discussões pertinentes como a criação de uma Comissão Temática para formular programas e políticas públicas visando a evolução do BIM no Brasil, e o desenvolvimento de uma proposta para que as atividades de engenharia, medição, cartografia, topografia, geologia, geodésia, testes, suporte e análises técnicas e tecnológicas, pesquisa, desenho e agronomia e perícia e avaliação constantes do sejam enquadradas no Simples Nacional equiparando à Arquitetura e Urbanismo (LC nº 123/06).