Penedo recebe abertura de eventos microrregionais do 11º CEP-AL

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 24, no município de Penedo, o primeiro encontro de preparação para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) de Alagoas. Trazendo como tema central “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, o encontro teve como objetivo a criação de propostas que valorizem e modernizem as profissões ligadas a entidade.

Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.

Compuseram a mesa de abertura o presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório; o diretor financeiro da Mútua-AL, eng. civil Messias Rodrigues; o secretário de Serviços Públicos e Obras de Penedo, eng. civil Ivo Costa; o secretário de Desenvolvimento e Abastecimento Agrícola de Penedo, Manoel Messias; o conselheiro do Crea-AL e coordenador do 11º CEP-AL, eng. eletricista Jarbas Cabral; o presidente do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), eng. civil Aloísio Ferreira.

Dando as boas-vindas, a presidente Rosa Tenório saudou todos os presentes e fez questão de exaltar os profissionais do Sistema que fazem este evento acontecer. “É com muita satisfação que damos o pontapé inicial do nosso congresso nesta belíssima cidade de Penedo. O sentimento é de gratidão aos apoiadores, às autoridades, e principalmente aos nossos profissionais que hoje aqui estão, que são os nossos principais atores”, agradeceu.

Mesa Redonda

Antes da criação das propostas, fez-se uma mesa de debate com os dois secretários municipais presentes, Ivo Costa e Manoel Messias. Na oportunidade, puderam discutir o tema “A Infraestrutura e o Desenvolvimento Econômico da Região Sul de Alagoas” e também responder algumas perguntas dos profissionais inscritos.

Em sua fala, Ivo destacou a atenção especial que a gestão atual têm dado à Infraestrutura, e agradeceu a vinda do congresso mais uma vez à cidade. “Essa gestão possui um grande foco na infraestrutura da cidade, e não por acaso, o nosso prefeito engenheiro civil. Nossa cidade precisa muito do auxílio dessa categoria, que com certeza hoje nos abrirá portas em direção a grandes soluções”.

Já o secretário Messias citou os gargalos ligados a sua área de atuação, e mostrou-se ansioso pelas propostas dos profissionais. “Hoje as pessoas esquecem que, todos os dias quando tomam café da manhã, aquilo é fruto da agricultura, setor este que está tão esquecido em nosso País. Sabemos que a oportunidade é criada através da adversidade, e é por isso que estamos aqui hoje. Tenho certeza que daqui sairão propostas que irão ajudar e muito não só nossa cidade, mas também e nosso estado e nosso Brasil”, concluiu.

Propostas

O conselheiro do Crea-AL e coordenador do 11º CEP-AL, eng. eletricista Jarbas Cabral, apresentou aos 45 profissionais presentes a parte operacional do evento. O conselheiro ainda destacou a oportunidade que cada participante teve de propor ideias que venham contribuir com as categorias envolvidas.

Quatro grupos de trabalhos foram formados para a construção das ideias. Ao todo, as equipes conseguiram apresentar e aprovar 8 propostas que serão avaliadas no evento principal do 11º CEP, que acontecerá no mês de julho em Maceió.

O primeiro grupo, liderado pelo conselheiro e engenheiro agrônomo José Fragozo contribuiu com as seguintes proposituras: 1) Votação para conselheiro federal exclusiva para votantes da mesma modalidade da respectiva câmara; e 2) Adoção de jetom para os conselheiros estaduais, após verificada a possibilidade de acordo com o caixa do Conselho.

A segunda equipe foi coordenada pelo fiscal do Crea-AL, engenheiro civil Genivaldo Farias. Os integrantes propuseram: 1) Criação de mecanismos para que o Sistema Confea/Crea consigam maior interação com as prefeituras e governos estaduais, de modo a motivar mais concursos nas área de Engenharia; e 2) Inserção da disciplina “Ética Profissional” na grade curricular dos cursos das instituições de ensino.

Já os componentes do terceiro grupo, orientados pela vice-presidente do Crea-AL, engenheira civil Renilda Correia, destacaram: 1) Garantir o piso salarial para os profissionais servidores das prefeituras; 2) Extensão de atribuição para que o profissional de Engenharia de Pesca também possa atuar na atividade de Sanidade de Organismos Aquáticos; e 3) Atualização dos planos diretores dos municípios de acordo com as recentes atualizações das normas técnicas da ABNT.

Por fim, o quarto grupo conduzido pelo conselheiro e engenheiro civil Neylton Lima propôs uma resolução para a exigência de padronização e implantação da plataforma BIM em obras, além da ART do profissional responsável pela compatibilização do projeto.

Próximo compromisso

Dado este primeiro passo inicial, a próxima parada será em Maceió, no segundo evento preparatório para o congresso estadual. O encontro acontecerá no dia 21 de junho, às 17h no auditório da sede do Crea-AL, e você ainda pode fazer sua inscrição clicando aqui.