Nesta terça-feira, 14, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) recebe em seu auditório um treinamento sobre o microinversor IQ 7+, equipamento que promete tecnologia avançada de semicondutores em instalações fotovoltaicas.
A capacitação é fruto de uma parceria da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel) com a empresa Fortlev Solar, que trouxeram um representante oficial da fabricante do microinversor, a Enphase, para falar sobre mercado, especificações, vantagens e benefícios do equipamento, além de tirar dúvidas dos participantes.
De acordo com Valter Leandro, presidente da Aprel, o lançamento do microinversor gerou esta demanda de aprendizado, que junto a parceria com a Fortlev, pôde ser sanada com esta capacitação. “O evento é direcionado para o público da energia solar que tem interesse nesse dispositivo, que tem o propósito de melhorar a configuração das instalações solares fotovoltaicas. O treinamento é para apresentar todos os detalhes deste dispositivo que vem sendo inovador no mercado”, explicou.
Segundo informações da fabricante, os sistemas de microinversores são equipados com gateways de comunicação, que conectam o sistema solar à plataforma de monitoramento da companhia, facilitando o gerenciamento da energia gerada ao nível de módulo e auxiliando durante a operação e manutenção da usina. O produto chegou ao mercado em outubro de 2021 prometendo 97% de eficiência em 20 anos de garantia.
O gerente comercial da Enphase, engenheiro em eletroeletrônica Hugo Brito, foi o responsável pelo treinamento e destacou a importância da inciativa para os profissionais. “A ideia é focar na capacitação de ambas as etapas de nosso setor. Felizmente, hoje existe uma abundância de informação disponível sobre a tecnologia e suas vantagens, mas também há muitos mitos e desinformação. Estamos hoje aqui pra isso: trazer a Enphase junto ao cliente para proporcionar um dia inteiro para tirar todas as dúvidas, quebrar tabus e entender as dificuldades de cada um, porque entendemos que o profissional só instala e vende aquilo que ele conhece”, concluiu.