Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Arapiraca recebe terceiro encontro microrregional do 11º CEP-AL

Arapiraca recebe terceiro encontro microrregional do 11º CEP-AL

  • Notícias

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, em Arapiraca, o terceiro e penúltimo encontro de preparação para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) de Alagoas. Trazendo como tema central “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, o encontro teve como objetivo a criação de propostas que valorizem e modernizem as profissões ligadas a entidade.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Compuseram a mesa de abertura a presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório; a vice-presidente, eng.ª civil Renilda Correia; o diretor financeiro da Mútua-AL, eng. civil Messias Rodrigues; o conselheiro do Crea-AL e coordenador do 11º CEP-AL, eng. eletricista Jarbas Cabral e o assessor executivo de Gestão Interna do IMA-AL, eng. agrônomo Ivens Leão.

Dando as boas-vindas, a presidente Rosa Tenório saudou todos os presentes e fez questão de enaltecer a presença dos profissionais na casa da Engenharia alagoana. “Sinto-me honrada com a presença de todos. Que hoje possamos sair daqui com discussões importantes voltadas à inovação e tecnologia. A casa é de vocês”, agradeceu.

Programação

Inicialmente, realizou-se uma apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, a Mútua, conduzida pela analista da Mútua-AL, Suzy Cavalcante. Em seguida, os presentes puderam saber mais da dinâmica do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) – que ocorrerá em outubro – com uma breve apresentação do assessor parlamentar do Confea, Guilherme Cardozo.

E por fim, os participantes contaram com a palestra especial “Desafios da Infraestrutura de Saneamento no Agreste Alagoano”, com a professora da Universidade Federal de Alagoas e doutora em Recursos Hídricos e Saneamento, eng.ª civil Nélia Callado.

Propostas

O conselheiro do Crea-AL e coordenador do 11º CEP-AL, eng. eletricista Jarbas Cabral, apresentou aos profissionais presentes a parte operacional do evento. O conselheiro ainda destacou a oportunidade que cada participante teve de propor ideias que venham contribuir com as categorias envolvidas.

Cinco grupos de trabalhos foram formados para a construção das ideias. Ao todo, as equipes conseguiram apresentar e aprovar 5 propostas que serão avaliadas no evento principal do 11º CEP, que acontecerá no mês de agosto em Maceió.

O primeiro grupo, liderado pelo profissional José Maria, contribuiu com a proposta de novos cursos de aperfeiçoamento de profissionais no interior dos estados, a serem promovidos pelos respectivos Creas.

O segundo grupo foi conduzido pela conselheira do Crea-AL, eng.ª civil Ana Maria Lima, e não teve sua única proposta aprovada. Já o terceiro grupo foi liderado pelo profissional Tácito Marques, que apresentou a proposta de revisão de normas técnicas, que se adequem à operação do sistema da estação de tratamento de água.

O quarto e penúltimo grupo foi apresentado pelo conselheiro, eng. agrônomo José Fragozo, e aprovou duas proposituras: 1) Repasse fixo de 5% da receita líquida dos Creas às entidades de classe que compõem seus plenários; e 2) Tornar compulsória a presença de profissionais habilitados como responsáveis técnicos de obras de órgãos públicos.

Por fim, o último grupo foi liderado pela vice-presidente do Crea-AL, eng.ª civil Renilda Correia, que propôs o estabelecimento de quadro mínimo de profissionais habilitados em órgãos públicos, através da realização de concursos.

Próximo encontro

A próxima parada será em Delmiro Gouveia, no quarto e último evento preparatório para o congresso estadual. O encontro acontecerá no dia 11 de agosto, às 13h no Campus Sertão da Ufal, e você ainda pode fazer sua inscrição clicando aqui.

O 11º CEP-AL é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) com apoio do Sistema Confea/Crea e da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas — Mútua.