Maceió recebe segundo encontro microrregional do 11º CEP-AL

  • Notícias

Aconteceu na noite desta terça-feira, 19, em Maceió, o segundo encontro de preparação para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) de Alagoas. Trazendo como tema central “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, o encontro teve como objetivo a criação de propostas que valorizem e modernizem as profissões ligadas a entidade.

Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.

Compuseram a mesa de abertura a presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório; o superintendente do Confea, eng. civil Osmar Barros Júnior; o diretor geral da Mútua-AL, eng. civil Victor Vasconcellos; o conselheiro do Crea-AL e coordenador do 11º CEP-AL, eng. eletricista Jarbas Cabral e o presidente do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), eng. civil Aloísio Ferreira.

Dando as boas-vindas, a presidente Rosa Tenório saudou todos os presentes e fez questão de enaltecer a presença dos profissionais na casa da Engenharia alagoana. “Sinto-me honrada com a presença de todos. Que hoje possamos sair daqui com discussões importantes voltadas à inovação e tecnologia. A casa é de vocês”, agradeceu.

Palestras

Antes da criação das propostas, o público pôde desfrutar de duas palestras com cases de sucesso relacionados a tecnologia, tema da noite. A primeira apresentação ficou com o diretor da startup Stant, o engenheiro civil Ralph Vasco, que na oportunidade falou sobre “Plataforma Digital Para Gerenciamento Inteligente de Obras na Construção Civil”.

A segunda palestra da noite teve como tema “Os Avanços do Design e Construção Virtual em Plataforma BIM no Estado de Alagoas”, ministrada pelos diretores da Infra Studio, engenheiro civil Felipe Vasconcelos, e arquiteto e urbanista Danilo Oliveira.

Propostas

O conselheiro do Crea-AL e coordenador do 11º CEP-AL, eng. eletricista Jarbas Cabral, apresentou aos profissionais presentes a parte operacional do evento. O conselheiro ainda destacou a oportunidade que cada participante teve de propor ideias que venham contribuir com as categorias envolvidas.

Participação especial no evento, o superintendente do Confea, o engenheiro civil Osmar Barros Júnior também fez uma breve explanação sobre o CNP, congresso nacional que ocorrerá em outubro e que agrupará todas as propostas aprovadas nos encontros estaduais pelo Brasil. Ao fim, recebeu o livro de 50 do Crea-AL de presente das mãos da presidente Rosa Tenório e do ex-presidente Fernando Dacal.

Cinco grupos de trabalhos foram formados para a construção das ideias. Ao todo, as equipes conseguiram apresentar e aprovar 6 propostas que serão avaliadas no evento principal do 11º CEP, que acontecerá no mês de agosto em Maceió.

O primeiro grupo, liderado pelo engenheiro civil e fiscal do Crea-AL, Genivaldo Farias, contribuiu com a ideia da criação de uma escola nacional para aprimoramento e capacitação dos fiscais, proposta essa que foi aprovada por unanimidade.

A segunda equipe foi coordenada pelo conselheiro do Crea-AL, engenheiro civil Alexandre Machado. Os integrantes propuseram a criação de mecanismos nacionais para que os profissionais sejam mais facilmente inseridos na tecnologia BIM.

Já os componentes do terceiro grupo, orientados pela conselheiro do Crea-AL, engenheiro agrônomo José Fragozo, destacaram: 1) Um novo formato de eleição para conselheiro federal do Confea, seguindo cotas por estado, e não por região como é atualmente; e 2) Mudar a alíquota de 15% de repasse para o Confea para o valor de 10%.

O quarto grupo conduzido pelo conselheiro e engenheiro civil Neylton Lima propôs uma articulação junto a assessoria parlamentar do Confea visando a aprovação da aplicação obrigatória da norma de plano de manutenção de prédios em órgãos públicos.

Por fim, o quinto e último grupo, liderado pela vice-presidente do Crea-AL, engenheira civil Renilda Correia, propôs uma maior força de fiscalização da Engenharia de Produção nos órgãos públicos e privados com implantação de termo nacional junto ao Confea.

Próximo encontro

Dado este primeiro passo inicial, a próxima parada será em Arapiraca, no terceiro evento preparatório para o congresso estadual. O encontro acontecerá no dia 28 de julho, às 9h no auditório do Senai, e você ainda pode fazer sua inscrição clicando aqui.

O 11º CEP-AL é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) com apoio do Sistema Confea/Crea e da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas — Mútua.