Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Engenheiro alagoano Márcio Callado recebe maior honraria do Sistema Confea/Crea

Engenheiro alagoano Márcio Callado recebe maior honraria do Sistema Confea/Crea

  • Notícias

Como de costume, a tradicional Cerimônia do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua foi outra atração da abertura da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). E este ano o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia teve o engenheiro civil e professor Márcio Barbosa Callado como o homenageado de Alagoas pelos seus relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do Estado e do País.

A honraria é a maior que um profissional do Sistema Confea/Crea pode receber. Em Alagoas, profissionais ilustres como Fernando Gama e Vinícius Maia Nobre também já foram agraciados com a homenagem.

Neste ano, foram condecorados 12 profissionais em atividade, 12 profissionais falecidos e mais três entidades grande contribuintes do desenvolvimento do Brasil. Todos são reverenciados com a inscrição no Livro do Mérito. Os profissionais em atividade recebem ainda a Medalha do Mérito, enquanto as entidades são reverenciadas com uma placa de Menção Honrosa.

Sobre Márcio Callado

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1958, Márcio Callado, de 88 anos, é especialista em saúde pública pela Faculdade de Higiene da Universidade de São Paulo (USP) e pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, em 1966.

Muitos não sabem, mas o engenheiro civil foi um dos fundadores da Companhia de Saneamento de Alagoas, a Casal. Trabalhou por lá durante quase 40 anos. Também esteve envolvido na fundação da Escola de Engenharia de Alagoas, em 1960. Em sua profissão de educador, o professor e engenheiro chegou a ministrar 15 disciplinas no curso de engenharia civil. Foram décadas de muita dedicação.

Callado tem um trabalho de destaque em Alagoas. Participou da elaboração de três grandes projetos de adutoras do Estado: a do Sertão, Agreste e da região da Bacia Leiteira.

Atualmente aposentado, Márcio vem se dedicando a escrever seu livro “Adutoras de longo curso: uma experiência alagoana”. Sua intenção é deixar registrado não só a questão técnica, mas também a história dessas estruturas tão importantes para levar água para municípios de Alagoas.

Considerações

Representando todos os homenageados, a engenheira eletricista Maria Emília Tostes, indicada pelo Crea-PA para a Medalha do Mérito, disse sentir-se emocionada e grata a todos. “Quero saudar todos os presentes e principalmente os homenageados. Temos a honra de receber esse reconhecimento neste momento importante, a 77ª Soea, onde vamos tratar de tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social para o desenvolvimento nacional”, disse.

Sobre a homenagem, a engenheira reforçou: “Temos que agradecer essa premiação, são tantos profissionais que nos inspiram e que merecem, então, ver nossos esforços reconhecidos diante do trabalho de tantas outras pessoas, nossos colegas, nos deixa honrados por termos sido os escolhidos, e nos impulsiona a pensar e agir em prol de um mundo melhor”, finalizou Tostes, agradecendo e homenageando seus familiares.

A cerimônia foi transmitida ao vivo no site www.soea.org.br para os inscritos, assim como toda a programação do evento que prossegue até quinta (6/10), no mesmo espaço.