Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Painel do Programa Mulher fortalece protagonismo feminino no Sistema

Painel do Programa Mulher fortalece protagonismo feminino no Sistema

  • Notícias
Goiânia (GO), 4 de outubro de 2022

Equidade de Gênero e Liderança foi o tema do Painel Mulher, na 77ª Semana da Engenharia e da Agronomia (Soea), nesta terça-feira (4/10), em Goiânia (GO). O painel foi marcado pela presença expressiva de engenheiras e engenheiros com o intuito de discutir a desigualdade entre os gêneros e o reconhecimento da importância do Programa Mulher que, pela primeira vez, tem um espaço dessa magnitude em uma Soea.

A fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes, já foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil

A fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, Ana Fontes, ministrou a palestra, que teve como mediadora a representante do Comitê Gestor do Programa Mulher, a conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos. O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, eng. civ. Poliana Siqueira, também prestigiaram o evento.

No início dos trabalhos, a conselheira Michele Ramos salientou a importância do painel no maior evento da Engenharia, Agronomia e Geociências do país. “Desde que o Comitê Gestor foi criado, em 2019, é a primeira vez que temos essa relevância na Soea. Colocamos uma palestra rica, com o propósito de mostrar para as mulheres que podemos e que devemos fortalecê-las para que se tornem líderes. Conseguimos, também, atrair a participação masculina, pois não adianta mudarmos o nosso comportamento e não convertermos a mentalidade masculina”, afirmou a conselheira.

A presidente do Crea-AL, engenheira civil Rosa Tenório, destacou que essa iniciava do programa, sucesso total em todo o País.

Ana Fontes abriu o painel retratando o objetivo da Rede Mulher Empreendedora, que tem o propósito de apoiar mulheres na conquista da independência financeira. “Já foram 9.500.000 mulheres impactadas pelo nosso trabalho, auxiliando as que querem empreender. Importante frisar: não queremos uma supremacia feminina, apenas as mesmas condições e direitos. Espero que vocês saiam daqui com o coração mexido e com a cabeça fervilhando de novas ações”, pontuou.

O presidente do Confea, Joel Krüger, ressaltou a satisfação da participação dos engenheiros e engenheiras no painel.

Para Joel Krüger, o Programa Mulher nasceu da insatisfação da falta de espaço e de voz das mulheres. “Queríamos ser mais um canal, obviamente não resolveremos todos os problemas, pois é complexo, seja a questão da mulher ou da diversidade, pois ela é estrutural, não é conjuntural, mas essa é a parcela de contribuição do Sistema Confea/Crea e Mútua”, apontou, e, ainda, lançou um desafio para a próxima Soea, em Gramado (RS). “Não queremos discutir esse assunto apenas na Soea, isso é pouco. Nós queremos que as entidades sejam criadas de maneira majoritária pelas mulheres. Se organizem, façam um planejamento, para apresentarmos uma entidade na próxima Soea, fortalecendo o protagonismo da mulher na Engenharia”, finalizou.