Crea-AL recebe TJAL para discutir controle de defensivos agrícolas em Alagoas

Entendendo a importância de um esforço no monitoramento da pulverização de agrotóxicos e substâncias afins, o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) recebeu, na tarde da última quinta-feira, 19, o desembargador Tutmés e Airan e representantes da Agronomia e do setor produtivo alagoano para discutir sobre a criação de um grupo de trabalho (GT) que busque um maior monitoramento da pulverização aérea de defensivos agrícolas em Alagoas.

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

A proposta tratou da construção de um grupo que consiga executar ações mais focadas na análise do uso de ingredientes ativos em Alagoas, equipe esta que agora passará por um processo de composição e já tem reuniões agendadas para seu início.

A presidente do Crea-AL, engenheira civil Rosa Tenório, explicou que o grupo de trabalho será reformulado na busca por uma ação efetiva para o bem da sociedade. “Em 2021, realizamos o Fórum da Alagoano de Agronomia e, dentro dele, um dos GTs criados versava sobre a política dos defensivos agrícolas. Um grupo que efetivamente não teve uma atuação, mas agora com essa provocação do Judiciário vamos resgatá-lo, na certeza de que traremos uma discussão plural com soluções que beneficiem a população e o setor produtivo do estado”, declarou.

Tutmés Airan, coordenador de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), também destacou a relevância do tema para garantir direitos legalmente previstos. “Fomos procurados por uma comissão de agrônomos preocupados com o uso excessivo de agrotóxico em Alagoas. É uma questão que diz respeito aos destinos da humanidade e que trata pelo menos de dois direitos básicos que estão sendo violados, que são o direito ao meio ambiente equilibrado e o direito à saúde”, explicou o desembargador.

A reunião contou a presença de profissionais da Câmara Especializada de Agronomia, conselheiros federais de Engenharia e Agronomia, além de representantes de órgãos públicos e privados.