As estruturas carnavalescas montadas pelas prefeituras e festa privadas estão sendo acompanhadas pelas equipes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL). A entidade atua desde o começo de fevereiro visitando os municípios com o objetivo de coibir o exercício ilegal da profissão que, se detectado nessas montagens estruturais, seja de palcos, camarotes, trios elétricos e outros, pode colocar muitas vidas em risco.
De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-AL, engenheiro civil Igor Balbino, é de extrema importância que a sociedade tenha acesso as estruturas seguras e que atendam às normas de segurança. Portando, o Crea-AL averigua se essas montagens estão legalizadas com o seu responsável técnico emitindo as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART).
“Estamos intensificando nossa fiscalização, apurando os mais diversos serviços de engenharia, como montagem de palcos e camarotes, arquibancadas, palco, sonorização, instalações elétricas, além de projetos contra incêndio e pânico”.
O Crea-AL também reforça com os gestores públicos a necessidade da contratação de engenheiros habilitados para os serviços citados, a fim de garantir a segurança dos cidadãos que usufruirão das festividades.
Denuncie
Qualquer cidadão pode fazer sua denúncia e ter seu sigilo garantido, podendo inclusive anexar fotos da obra denunciada. As informações são encaminhadas para ao setor de Fiscalização do Crea-AL, onde serão analisadas e repassadas para os fiscais responsáveis.
Em caso de conhecimento ou suspeita de alguma irregularidade, você pode fazer sua denúncia ao Crea-AL por telefone (82) 2123 0857, por WhatsApp pelo número (82) 2123 0866, ou clicando aqui.