Diálogo com Governo Federal marca abertura do 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea

Evento contou com aproximadamente 1.500 lideranças entre elas engenheiros, agrônomos, profissionais da geociências e acadêmicos

Com uma participação inédita do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ao lado do presidente Joel Krüger, o Confea realizou na última terça (28/2) a abertura do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Alckimin

Diante de uma plateia de aproximadamente 1500 engenheiros, agrônomos, profissionais da geociência e estudantes, o também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alckmin salientou os desafios para o crescimento do país.

“Diante do desafio do crescimento, da competitividade, vamos encontrar a engenharia em todas as alternativas. Para enfrentar a competitividade é preciso logística em um país como o Brasil. Aeroportos, portos, rodovias, integração de modais. O Brasil ficou caro, e país caro acaba crescendo menos. Além da logística, a desburocratização. Criamos um setor para isso. O desafio do mundo moderno é o emprego. O setor privado mecaniza, a indústria mecaniza. Até o setor de serviços tem inteligência artificial. Por isso, a construção civil é essencial. Porque ela emprega de maneira intensiva. Temos que fazer construção para todo lado para assegurar emprego”, disse, informando investimentos de R$10,4 bilhão para o Programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente do Confea, Joel Krüger destacou a importância do encontro anual, que chega na sua 12ª edição, com a participação de representantes das 27 unidades da federação, os presidentes de todos os Creas, os conselheiros federais, parte dos conselheiros regionais, presidentes de entidades de classe, inspetores e acadêmicos, representando 1,1 milhão de profissionais de 400 mil empresas das áreas correlatas ao Sistema.

Presidente do Confea, Joel Krüger

“Queremos deixar nosso conhecimento, energia e força de trabalho à disposição para que – com políticas públicas de mobilidade urbana, encostas, produção de energia, agronegócio, mineração, planejamento urbano, enfim, com todas as modalidades que abrangemos, no campo e na cidade – atinjamos nossos tão esperados desenvolvimento nacional e melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro”, pontuou Krüger.

Geraldo Alckmin considerou ainda a participação da engenharia na área. “Olhando para a saúde, saneamento básico, vacina e antibiótico, a engenharia está presente”. Segundo ele, a preocupação atual não é apenas em produzir mais barato e melhor.

“Agora, é mais barato, melhor e com compensação de carbono. As mudanças climáticas dependem do Brasil, da Indonésia e do Congo, o BIC. Essas três florestas tropicais vão assegurar a proteção contra as mudanças climáticas”, disse, citando ainda inovações como o hidrogênio verde e outras tecnologias para a compensação de carbono. Alckmin fez ainda referência à mineração do estado do ministro Jader Barbalho Filho, por meio de Carajás. “Precisamos agregar valor. Há 30 anos, o Brasil estava na lista ‘dumping’ do aço. Agora, o Brasil saiu da lista e a nossa exportação de aço vai disparar para os Estados Unidos”, afirmou.

Assista a cerimônia de abertura do evento clicando aqui:https://www.youtube.com/watch?v=8jv071f0yCk