Na tarde desta última terça-feira, 5, o 23º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Conemi) recebeu a participação da engenheira mecânica alagoana Marla Grigoletto, convidada para integrar o painel “Cases de Mulheres na Engenharia Mecânica e Industrial – Programa Mulher”.
Além de atual diretora da regional alagoana da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica (Abemec-AL), Marla também gere a Serpeças, empresa fabricante de implementos rodoviários como carrocerias, reboques e semireboques, entre outros equipamentos.
“Sinto que é um segmento pouco divulgado, e o intuito é incentivar a modalidade a desbravar mais o rodoviário, aérea, naval, agrícola, hospitalar, enfim. A ideia é passar uma visão mais abrangente do que um engenheiro mecânico pode fazer e quais são as outras formas de trabalhar”, relatou Marla sobre seu objetivo no evento.
Para o presidente da Abemec-AL, eng. mecânico Carlos Henrique, foi de suma importância tê-la num evento nacional deste porte. “É de extrema valia ter uma engenheira mecânica da competência de Marla representando Alagoas a nível nacional. Além de seu sucesso e vasta experiência, também é gratificante para a própria Abemec e seus associados”, declarou.
Ao lado da conselheira federal do Confea, engª. mec. Michelle Ramos, e da diretora da Fenemi, engª. mec. Priscila Bernardi Rockenbach, a alagoana expôs no painel um pouco de sua origem e trajetória dentro da empresa. “Encontrei homens que me incentivaram, sendo meu pai o principal deles. Quando eu disse que queria fazer Engenharia Mecânica, ele ficou felicíssimo, mesmo sabendo que seria muito difícil. Resultado: hoje nós somos a maior em Alagoas”, disse.
Numa das várias referências ao seu pai, que infelizmente faleceu durante a pandemia, Marla se emocionou ao refletir sobre o sucesso na condução do empreendimento que foi fundador. “Pode ser uma coisa boba, mas quando olho vejo uma obra de arte e fico muito feliz. É muito emocionante pra mim: o primeiro implemento que fiz depois que meu pai faleceu”, narrou visivelmente emocionada, aos aplausos da plateia.
Marla também dissertou sobre a importância da representatividade feminina na Engenharia Mecânica, e como enxerga oportunidade como essa para incentivar outras mulheres. “Quero trazer as mulheres para esse universo porque ele é muito bom. A capacidade de qualquer pessoa não está na biologia, está no querer. A mulher não é menos ou mais. Temos que andar lado a lado, sem disputa. Se cabe a mim estar onde estou, é porque sou competente e estudei para isso. Ou seja: tendo respeito e competência, é válido e independe de gênero”, concluiu.
Assista o vídeo da transmissão do painel na íntegra clicando aqui.
Com o tema “Alternativas Energéticas, Sustentabilidade e Impactos para as Gerações Futuras”, o 23º Conemi ocorre em Vitória-ES até esta quarta, 6. O evento é organizado e realizado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e pela Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE); coorganizado pela Associação Espírito-Santense de Engenharia Mecânica (AESME) e patrocinado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES) e pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.