Resoluções dos conselhos federais dos Técnicos (CFT) e dos Técnicos Agrícolas (CFTA), Manual de Procedimentos para concessão de atribuições frente à Resolução nº 1073/2016 e Ensino a Distância foram alguns dos temas abordados durante uma reunião de integração das Comissões de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) do Confea e dos Creas, realizado na última terça-feira (17). Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Crea-AL, também esteve presente a conselheira e coordenadora regional da Comissão, engª. civ. Daysy Lira.
Atual coordenador da Ceap do Confea, o conselheiro federal eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi conduziu a reunião dando oportunidade para que os coordenadores dos regionais pudessem nivelar informações e contribuir com a pauta. “Estamos aqui com pessoas de grande conhecimento na área da educação e do exercício profissional construindo essa unidade que é liderada pelo Confea dentro desse sistema nacional que é o Confea/Crea e Mútua”, disse.
De acordo com Daysy, coordenadora representante do Crea-AL, a uniformização dos processos foi de suma importante para assuntos tão pertinentes como o da ampliação das atribuições profissionais. “É uma demanda que tem sido bem frequente junto aos processos e que neste alinhamento percebemos que é um debate nacional. Também nos preocupamos e discutimos sobre a qualidade do Ensino à Distância, bem como podemos contribuir neste assunto”, explicou.
A Ceap tem por finalidade promover a interface entre o sistema de fiscalização profissional e o sistema educacional, além de deliberar sobre atividades e competências profissionais. “É importante uniformizar os procedimentos porque somos nós que subsidiamos os plenários dos Creas regionais e também nacional para as decisões de concessão de atribuição, de registro, de propostas de políticas, de resoluções e reconhecimento de diplomas”, listou Lucchesi.