O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), representado pelo seu presidente em exercício, eng. mecânico Roberto Jorge Chaves de Barros, participou da 5ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Manaus-AM, que se encerra nesta sexta-feira, 23.
Dentro os assuntos, destacou-se a solenidade de assinaturas do Protocolo de Intenções, importante documento que garantirá, no início de setembro, a realização da segunda etapa da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, dessa vez no estado do Pará. A primeira etapa foi realizada em junho, em Salvador e a segunda etapa também abrangerá o estado de Roraima.

A Força-Tarefa reúne agentes fiscais de diversos Creas e realiza parcerias interinstitucionais, construindo, assim, culturas de padronização na fiscalização. Além dos estados citados acima, Alagoas também já prepara sua ação, tendo, inclusive, se reunido com órgãos municipais e entidades representativas para apresentar oficialmente o projeto que terá condomínios edilícios e aterros sanitários como alvos.
Também esteve na pauta acordo de cooperação técnica entre o Sistema Confea/Crea e o BIM Fórum Brasil, inovadora tecnologia que pode impactar cerca de 300 mil profissionais da engenharia.
Outro grande momento se deu logo após o primeiro dia de CP, onde os presidentes se dirigiram para a Assembleia Legislativa do Amazonas onde foi realizada a solenidade de celebração dos 50 anos do Crea-AM. O evento realizou uma série de homenagens para autoridades que marcaram história dentro do Sistema Confea, Crea e Mútua, além de também serem homenageados alguns funcionários do Crea-AM.
O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua é um fórum de grande relevância para a troca de experiências e discussão de políticas que visam o avanço da engenharia no Brasil.O grupo deve voltar a se reunir na 6ª reunião ordinária em Campo Grande-MS, que deve ocorrer entre os dias 28 e 29 de novembro de 2024.