Por indicação póstuma do plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), o nome do geólogo Abel Tenório Cavalcante será inscrito no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua. Essa é a mais alta honraria que um geocientista pode receber no Brasil e ela será entregue durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que neste ano será realizada de 7 a 10 de outubro em Salvador (BA).
O nome de Abel foi definido durante a Sessão Plenária 1.674, ocasião conduzida pelo chanceler do Mérito, eng. agrônomo Luiz Lucchesi, em que foram aprovadas todas as relações que compõem a Láurea ao Mérito, constituída pela inscrição no Livro do Mérito e menções honrosas, além da própria Medalha do Mérito. “Por meio desses homenageados, nós damos notoriedade à sociedade brasileira como um todo sobre a importância das profissões”, enfatizou o chanceler. Clique aqui para ver a relação completa.
Com a honraria, o geólogo se junta a relevantes personalidades da engenharia alagoana que também já foram agraciados, como o engenheiro civil Vinícius Maia Nobre, ex-presidente do Crea-AL e chefe da equipe que construiu o estádio Rei Pelé; o engenheiro civil Fernando Cardoso Gama, ex-reitor da Ufal e fundador da Escola de Engenharia de Alagoas; e os também ex-presidentes do Crea-AL, eng. mecânico Silvino Gonzaga Bentes e eng. civil Aloísio Ferreira, homenageados na última edição em Gramado (RS).
Carreira
Formado em Geologia em 1963 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Abel voltou a Maceió e deu início à sua carreira como pesquisador e professor dos cursos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), criada ainda naquele ano, onde lecionou por mais de 40 anos.
Em Alagoas, não só escreveu artigos sobre os aquíferos do Estado, como se tornou consultor da Companhia de Saneamento de Alagoas, a Casal, que usava suas pesquisas para orientar a perfuração de poços que ampliaram a capacidade de captação e distribuição de água no Estado.
Em 2019, o professor Abel também foi agraciado com a medalha Professor Hermano Pedrosa na Noite de Homenagens da 4ª edição da Semana da Engenharia de Alagoas, evento anual promovido pelo Crea-AL para premiar autoridades, colaboradores, profissionais e estudantes que contribuem com o desenvolvimento do Estado. Clique aqui para ver o vídeo especial.
Por complicações de uma pneumonia, Abel faleceu em 14 de junho de 2021, aos 86 anos.
79ª Soea
A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) é o maior evento nacional da área tecnológica. Realizado desde 1940, o evento, que é promovido pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, reúne milhares de participantes dos quatro cantos do país, que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.
Com o tema “Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável”, a 79ª edição da Soea será realizada de 7 a 10 de outubro no Centro de Convenções de Salvador. Uma excelente oportunidade para demonstrar as evoluções da área tecnológica, dos profissionais e da representação profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Reconhecida por sua importância na contribuição para a evolução da área tecnológica nacional, mais uma vez a engenharia e a agronomia estarão comprometidas em debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil. Inscreva-se clicando aqui.