O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) deu seguimento na iniciativa em relação à sua última visita ao Emissário Submarino, ocasião em que convidou representantes do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-AL) para a realização de uma vistoria e, consequentemente, a confecção de um relatório técnico sobre o caso.

Com a recebimento do relatório nesta sexta-feira, 4, o Crea-AL cumpriu mais uma etapa entregando o documento aos órgãos relacionados, como o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPEAL) e Ministério Público Federal (MPF); a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió (Semurb); o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), e claro, para a atual administradora da estrutura, a BRK.
De acordo com o presidente em exercício do Crea-AL, eng. mecânico Roberto Jorge Chaves de Barros, o objetivo é contribuir para a defesa da sociedade. “Nos deparamos com uma situação preocupante e não pudemos ficar de braços cruzados. Fizemos a nossa parte convocando o corpo técnico do Ibape-AL e contribuindo com esse relatório. Agora cabe às autoridades tomar as providências necessárias para evitar uma tragédia estrutural e ambiental”, explicou.