A partir de agora, os profissionais do Sistema Confea/Crea que desejam atuar em Alagoas poderão contar com uma grande facilidade. Agora, os vistos profissionais podem serem expedidos instantaneamente após a solicitação, ou seja, o profissional obterá autorização automática para atuar em todo território alagoano, sem espera ou maiores burocracias.
A presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório, celebrou o avanço. “Isso é reflexo do nosso objetivo que é estimular e facilitar a carreira do profissional. Nesse intuito, nós mobilizamos nosso setor de Tecnologia, nosso Atendimento, para que pudéssemos disponibilizar esse recurso o quanto antes e desburocratizar ainda mais esse processo para os profissionais que desejam vir ajudar no desenvolvimento do nosso estado”, disse.
Para que esteja apto para receber seu visto automático, o profissional precisa apenas se certificar de que seu e-mail de contato esteja devidamente atualizado no seu Crea de origem, além de precisar estar adimplente com a anuidade do ano corrente. O mecanismo vale para profissionais de quaisquer estados.
De acordo com Afrânio Bastos, gerente de Tecnologia da Informação do Crea-AL, o novo recurso é fruto de uma tecnologia que une os sistemas responsáveis pelos registros. “Antes trabalhávamos com um prazo mínimo de 24 horas úteis para análise e deferimento da solicitação, mas agora implantamos essa tecnologia faz todo o gerenciamento para que os sistemas dos Creas e do Confea se comuniquem e troquem essas informações instantaneamente”, explicou.
Como proceder
O visto profissional deve ser solicitado quando o profissional já possui o registro num estado e quer trabalhar em outro diferente, podendo obtê-lo sem custos adicionais. Para solicitar, acesse nosso Ambiente Público de Serviços e faça o cadastro com os números do seu registro profissional e do CPF.
De acordo com o gerente de Atendimento do Crea-AL, eng. agrônomo Igor Auto, as melhorias de celeridade tem entusiasmado os profissionais. “É mais um recurso que chega pra agilizar o trabalho do nosso profissional. Muito além do app Conecta Crea que foi o nosso ponto de partida, também lançamos o videoatendimento, o pagamento via Pix e a assinatura eletrônica. São iniciativas que os profissionais aprovam e ainda vem muito mais coisa por aí”, disse Igor.