Após uma solicitação realizada pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, o Conselho Regional de Engenharia de Alagoas (Crea-AL) realizou, durante a tarde da última quarta-feira (2), uma fiscalização nas obras de saneamento básico que vinham sendo realizadas pela Conasa Águas do Sertão no município.
A fiscalização foi efetuada nas ruas do bairro Sonho Verde, região em que a obra de saneamento começou a ser realizada. A equipe foi composta pela presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório; os conselheiros Getúlio Ferreira e José Teodorico; e a dupla de fiscais Jadiel Cordeiro e Cristiano Ricardo.
A denúncia foi motivada pelas demonstrações de insatisfação por parte da população que relatou diversos transtornos. Consequentemente, a prefeita Luísa Júlia, a Tia Júlia, iniciou uma série de ações para cobrar da empresa que o trabalho fosse executado dentro dos parâmetros de qualidade, sendo a última delas a assinatura de um decreto que suspende as obras, cassando o alvará do serviço até que todas as vias afetadas sejam devidamente restauradas.
Da parte do Crea-AL, a presidente Rosa esclareceu a jurisdição do conselho neste caso. “Estamos fazendo todo o levantamento das Anotações de Responsabilidade Técnica e, consequentemente, quem são os engenheiros responsáveis por essa obra. Assim podemos, inclusive a partir dessa averiguação in loco, cobrar uma engenharia de qualidade”, declarou.
O secretário municipal de Infraestrutura, eng. civil Thiago Tavares, também acompanhou a fiscalização realizada pelo Crea-AL de perto e falou sobre as incansáveis providências que já foram tomadas a fim de sanar o problema. “Já tivemos várias reuniões e nosso objetivo é sempre proporcionar conforto à nossa população. Neste momento, nossa maior preocupação é assegurar o cumprimento do decreto. Para isso, cobramos a elaboração de um cronograma da atuação destes profissionais”, disse o secretário.
Kamilo Reis, engenheiro que responde pela terceirizada que presta serviços à Conasa Águas do Sertão, explicou que a empresa está trabalhando na pavimentação dos trechos e na montagem de um cronograma para informar o planejamento de trabalho à prefeitura. “Podemos garantir que as obras executadas neste momento são apenas para pavimentar os trechos que já foram abertos e que temos um prazo determinado para que este serviço seja concluído”, finalizou.
Denuncie
Qualquer cidadão pode fazer sua denúncia e ter seu sigilo garantido, podendo inclusive anexar fotos da obra denunciada. As informações são encaminhadas para ao setor de Fiscalização do Crea-AL, onde serão analisadas e repassadas para os fiscais responsáveis.
Em caso de conhecimento ou suspeita de alguma irregularidade, você pode fazer sua denúncia ao Crea-AL por telefone (82) 2123 0857, por WhatsApp pelo número (82) 2123 0866 ou clicando aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-AL com Anyelle Cavalcante | Prefeitura de Palmeira dos Índios