Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Palmeira dos Índios é sede de microrregional do 12º CEP com novo recorde de propostas aprovadas

Palmeira dos Índios é sede de microrregional do 12º CEP com novo recorde de propostas aprovadas

  • Notícias

Nesta última quarta-feira, 2 de julho, a cidade de Palmeira dos Índios recebeu o terceiro encontro microrregional preparatório para o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Crea-AL. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Cesmac do Sertão e reuniu mais de 60 participantes, entre profissionais, estudantes e autoridades, que contribuíram para mais uma etapa importante de escuta, debate e formulação de propostas para o fortalecimento do sistema profissional.

Clique aqui e confira a galeria de fotos completa.

A abertura contou com a presença da presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório, que foi acompanhada na pela secretária de Educação de Palmeira dos Índios, professora Renilda Pereira; o presidente da Seagra, eng. agrônomo Fragozo Neto; o presidente do Clube de Engenharia de Alagoas e diretor da Mútua-AL, eng. civil Aloísio Ferreira; e a conselheira do Crea-AL e coordenadora do 12º CEP Alagoas, eng.ª eletricista Michelle Palladino.

Palestras

Na primeira etapa de palestras, o evento contou com apresentação da eng.ª civil Suzana Prazeres Cortez, analista de Engenharia da Controladoria Geral do Município (CGM) de Palmeira dos Índios, e do administrador Thomaz Wanderley, que é secretário da pasta de Planejamento e Orçamento de Arapiraca. Em seguida, ambos participaram de uma mesa redonda mediada pelo professor e conselheiro do Crea-AL, eng. civil Jesimiel Pinheiro, que também abriu um momento para perguntas técnicas do público.

A presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório, destacou o papel esclarecedor deste momento para o corpo técnico dos municípios. “Evento extremamente importante pro desenvolvimento das cidades, especialmente aqui para Palmeira, onde trouxemos tecnologia social, também falamos de habitação, de regularização fundiária, além de projetos muito bonitos como ciclovias e outros novos pavimentos. Torço para que a partir daqui, consigamos transformar ainda mais a nossa querida Palmeira dos Índios e, claro, o nosso sistema profissional com as propostas que serão aqui aprovadas”, afirmou.

Outro momento marcante foi a visita da prefeita de Palmeira dos Índios, Luísa Júlia, conhecida como Tia Júlia, que prestigiou o encerramento do evento. Aproveitando a ocasião, foi assinada a renovação do Termo de Cooperação Técnica entre o Crea-AL e o município, fortalecendo o compromisso institucional com a desburocratização da troca de informações técnicas e a ampliação das ações de fiscalização conjunta.

Propostas

A programação também incluiu a formação de quatro grupos de trabalho, que analisaram e submeteram ideias voltadas para a melhoria da atuação profissional e das políticas públicas ligadas aos profissionais do Sistema Confea/Crea. Foram aprovadas 11 propostas, com foco nos seguintes temas: Qualidade Ambiental (5 propostas), Engenharia Pública (3), Acessibilidade e Mobilidade Urbana (2) e Saneamento Básico (2). O número é uma nova marca nesta 12ª edição do CEP Alagoas, superando o do último microrregional de Coruripe que obteve 10 aprovações.

As propostas aprovadas no encontro seguem agora para avaliação e possível validação durante o evento principal do 12º CEP, que será realizado em agosto no Centro de Convenções no dia 7 de agosto.