Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Conselheiros marcam presença no 25º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial

Conselheiros marcam presença no 25º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial

  • Notícias

Representantes da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Química e Segurança do Trabalho (CEMQST) do Crea-AL tiveram uma participação especial no 25º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial, o Conemi, que está ocorrendo nesta semana em João Pessoa, na Paraíba. O evento congrega profissionais e acadêmicos de todo o mundo, sendo uma vitrine de inovação e troca de conhecimento na área de Engenharia Mecânica.

Ao longo do evento, o eng. mecânico Carlos Henrique Pereira, o eng. de prod. mecânica João Ferro e a eng.ª mecânica Marla Grigoletto prestigiaram apresentações de pesquisas que abordaram as inovações mais recentes e os avanços tecnológicos ligados ao setor. A agenda também contou com oficinas, minicursos e a realização da 3ª edição da Fenamec, a Feira Nacional da Mecânica, oferecendo uma experiência ampla de atualização e contato direto com as práticas e novidades do mercado industrial.

Carlos Henrique, que é conselheiro coordenador da CEMQST e também presidente da regional alagoana da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica (Abemec-AL), celebrou o sucesso do congresso e explicou sobre a importância da presença do Crea-AL. “Uma oportunidade única de estar aqui no maior evento de Engenharia Industrial do Brasil trocando experiências, adquirindo novos conhecimentos e fortalecendo ainda mais a atuação da câmara do Crea-AL e de seus profissionais”, disse.

Mulher na Engenharia

A programação do evento trouxe um importante debate com a mesa-redonda “Mulher na Engenharia”. A conselheira do Crea-AL e engenheira mecânica Marla Grigoleto participou de um bate-papo com as engenheiras Iva Ferreira e Mariana Karla Gurjão Pontes. Elas trocaram experiências sobre os desafios e posicionamentos das mulheres na profissão.

Em sua fala, Marla destacou um problema social recorrente enfrentado por mulheres na área: o assédio intelectual, caracterizado pela desqualificação de opiniões e ideias. Essa forma de violência é frequente tanto na graduação quanto no mercado de trabalho, impactando a identidade profissional e contribuindo para a evasão feminina no setor.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Portal AECweb e pelo Sienge Comunidade, em parceria com o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, da Softplan, reforçam esse cenário. O levantamento, que ouviu 619 profissionais — 68% deles mulheres arquitetas e engenheiras — apontou que 77% dos entrevistados acreditam que ainda existe preconceito contra a atuação feminina.

Para Marla, é fundamental desconstruir essa realidade: “A mulher é tão capaz quanto o homem. Sabemos que intelectualmente não existe um melhor que o outro. Se estudarmos com as mesmas ferramentas, teremos nosso espaço e o mercado poderá decidir com naturalidade. Em pleno 2025, não podemos dar espaço para esse tipo de violência, que busca desmerecer nossa competência”, afirmou.

O evento

O Conemi é um evento internacional, realizado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), entidade com a finalidade de promover o desenvolvimento científico, técnico e cultural, bem como a defesa dos interesses da engenharia mecânica e industrial, assim como das demais atividades correlatas.

Ocorrendo anualmente em sistema itinerante, o congresso tem o objetivo congregar profissionais e instituições, comprometidos com o avanço da engenharia mecânica e industrial, levando a sociedade em geral uma mensagem de otimismo focado no presente e com olhos clínicos no futuro, objetivando seu crescimento face ao desenvolvimento presente.

Confira a programação clicando aqui.