A instalação de carregadores de carros elétricos em garagens de condomínios passará a ser nacionalmente regulamentada nos próximos seis meses. O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM) aprovou, nesta segunda (25), a Diretriz Nacional sobre ocupações destinadas a garagens e locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE).
O documento publicado estabelece parâmetros de segurança e contra incêndios e controle de riscos em estruturas destinadas a estacionamentos, bem como em locais onde estejam instalados Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE). O objetivo é ajustar as normas nacionalmente sem causar “prejuízo da autonomia legislativa dos entes federativos”, garantindo segurança física e jurídica para síndicos, administradoras, construtoras e moradores.

Entre as principais exigências para instalação de carregadores em garagens estão:
- Utilização exclusiva dos modos de recarga 3 e 4, considerados mais seguros;
- Instalação de pontos de desligamento manual em até 5 metros das estações;
- Sinalização do ponto de recarga e do respectivo ponto de desligamento;
- Identificar o disjuntor correspondente a cada ponto de recarga;
- Sinalização clara e afastamento mínimo de 5 metros de rotas de saída.
Estrutura
A diretriz regulamenta, ainda, que em novos edifícios, são obrigatórios a presença de sistemas de detecção de incêndio e de chuveiros automáticos de rápida resposta e de extração mecânica.
Nos prédios já existentes, a diretriz impõe adequações elétricas imediatas, instalação de chuveiros automáticos, alarmes de incêndio e gerenciamento de riscos conforme as características da edificação.
Na esfera condominial, a nova determinação atribui maior responsabilidade aos síndicos na adequação das garagens, enquanto moradores contarão com mais proteção, e construtoras terão de planejar empreendimentos adequados e preparados para a eletromobilidade.
Cartilha orientativa
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) aguardava a regulamentação nacional para avançar na elaboração de uma cartilha orientativa, que será lançada em parceria com outros órgãos que integram o grupo de trabalho criado no início de 2025.
Sob a coordenação da engenheira eletricista Michelle Palladino, a expectativa é que o material seja apresentado até o final de setembro. O objetivo é oferecer orientações que auxiliem tanto a sociedade quanto os profissionais habilitados na execução de serviços de instalação de carregadores para veículos elétricos.
Segundo Michelle, a prioridade é garantir segurança e qualidade. “O Crea-AL busca conscientizar a população para que sempre recorra a profissionais capacitados. Todo o processo seguirá as normas da ABNT, assegurando a viabilidade técnica e a segurança das instalações”, destacou.