Teve início na quinta-feira (4), no Sítio Paraíso, em Fernão Velho, o Encontro de Própolis, Mel e Derivados (Enpromel). O evento, que se estende até este sábado (6), reúne produtores, pesquisadores, estudantes e entusiastas da apicultura. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) marcou presença, apoiando a iniciativa e valorizando os profissionais que atuam na cadeia produtiva do mel.

A proposta é criar um espaço de diálogo e construção coletiva, fortalecendo a rede de guardiões das abelhas e da biodiversidade, unindo ciência, cultura e empreendedorismo. Com inscrições gratuitas, o encontro já contabiliza mais de 120 participantes confirmados e pode superar a expectativa inicial de 250 inscritos.

O Conselho Regional de Engenharia de Agronomia de Alagoas (Crea-AL) esteve presente na abertura do evento, sendo representado pelo conselheiro coordenador da Câmera Especializada de Agronomia (Ceagro), eng. agrônomo José Roberto Medeiros.
“Esse evento é de grande importância para toda a cadeia produtiva do mel. O Crea participa para mostrar que apoia qualquer iniciativa que envolva seus profissionais e o desenvolvimento da sociedade. Afinal, a engenharia está em tudo. Um exemplo é o tema da própolis vermelha, considerado o produto derivado do mel mais estudado no Brasil por suas propriedades curativas. Engenheiros agrônomos e outros profissionais estão sempre empenhados em pesquisar e entregar o melhor para a população”, destacou o conselheiro.
Durante a programação, os participantes terão acesso a palestras com especialistas renomados, mesas-redondas, minicursos práticos e exposições de produtos e tecnologias. O evento também oferece oficinas, vivências no campo e uma feira com produtos apícolas e da agricultura local.
O idealizador do Enpromel, engenheiro agrônomo Mário Agra, destacou que um dos objetivos do encontro é sensibilizar as autoridades locais para que percebam o potencial da apicultura como mais uma atividade econômica estratégica para Alagoas.
Estamos trazendo para este evento grandes pesquisadores e apicultores. Para se ter uma ideia, a produção de mel no estado já quadruplicou. Mas, como destaquei, ainda temos o grande desafio de agregar mais valor a essa atividade. Por isso, estamos de portas abertas para receber todos que queiram se somar a essa produção”, afirmou Mário.

Os temas abordados incluem sustentabilidade e preservação das abelhas nativas, processamento e agregação de valor aos produtos, agricultura familiar, empreendedorismo, sociobiodiversidade, além de tecnologias e manejos inovadores.
Promovido pela União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Uniprópolis), o encontro conta com o apoio de diversas instituições, entre elas Governo de Alagoas, Ministério da Agricultura, Ufal, Uneal, Embrapa, Invar e Sebrae, além de movimentos sociais e entidades ligadas à agricultura e preservação ambiental.
Faça sua inscrição clicando aqui.