
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) participou, na última segunda-feira (01/09), do lançamento da campanha Setembro Amarelo promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL). A iniciativa integra o Programa Trabalho Seguro e conta com a parceria de diversas instituições comprometidas com a valorização da vida e a promoção da saúde mental.
Durante a solenidade, o presidente do TRT-AL, desembargador Jasiel Ivo, realizou a leitura da Carta de Compromisso de Valorização da Vida, documento que ressalta a importância da saúde mental no ambiente laboral como prioridade estratégica para órgãos públicos e privados, especialmente diante do aumento de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais.
“Estamos cada vez mais engajados e empenhados em promover o acolhimento e fortalecer conexões que salvam vidas”, afirmou o desembargador.

Representando o Crea-AL, o conselheiro e engenheiro mecânico Carlos Henrique, coordenador da entidade, reforçou o compromisso do Conselho com o tema.
“Estamos aqui para somar a esse movimento liderado pelo TRT. Nosso Conselho é multiprofissional, representa diferentes áreas e conhece as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Valorizar o diálogo e a escuta qualificada é essencial para cuidar de quem precisa”, destacou.
De acordo com dados do TRT-AL, em 2024 foram registradas 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos em Alagoas. Nos anos anteriores, os números foram ainda mais elevados: 2.214 tentativas e 193 mortes em 2022, e 2.581 tentativas e 154 mortes em 2023.
