
O mês de setembro na Mútua foi aberto com uma importante reunião na sede, em Brasília, entre a Diretoria Executiva da Instituição e presidentes de Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) de diversas unidades federativas. O encontro, realizado nos dias 1 e 2 de setembro, tem como objetivo fortalecer as relações institucionais e fomentar o apoio contínuo aos Creas, essenciais para o desenvolvimento da engenharia, da agronomia e das geociências no Brasil.
Participam da reunião o presidente da Mútua, Joel Krüger, e os diretores Evânio Nicoleit (Benefícios), Edson Kuwahara (Financeiro), Carlos Xavier (Administrativo) e Emanuel Mota (Tecnologia). Entre as lideranças dos Creas, estão presentes, Carmem Nardino (Acre), Amarildo Magalhães (Amapá), Rosa Tenório (Alagoas), Fernando Galiza (Ceará), Neovânio Lima (Roraima), Dilson Luiz (Sergipe) e Jorge Silva (Espírito Santo).
O presidente da Mútua, Joel Krüger, destacou a importância do encontro com os presidentes de Creas: “Sei que como gestores dos Creas os senhores e senhoras têm pautas bastante complexas, então, agradeço a presença de vocês. Construímos nossa pauta, mas, principalmente, buscamos ouvir suas demandas — sejam elas coletivas ou individuais. A pauta é aberta, e esta reunião é para atender vocês. Estamos todos juntos, Diretoria da Mútua, presidentes de Creas, Conselheiros Federais, presidentes de entidades, porque é isso que efetivamente fazemos: cuidamos de todos e construímos juntos”.

Reconhecendo que trabalhar em sintonia com a Mútua potencializa os resultados e reforça o compromisso nacional de promover condições cada vez melhores para o exercício das profissões do Sistema, a presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, frisou, ainda, que o apoio contínuo da Mútua é fundamental para o fortalecimento da atuação dos regionais junto aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências.
Edson Kuwahara, diretor Financeiro, enfatiza o compromisso com a justiça na distribuição de recursos em todo o país.
“É um prazer recebê-los. Nossa reunião é muito importante e estamos à disposição para repassar todas as informações financeiras. Nosso esforço tem sido incomum para distribuir recursos igualmente, especialmente porque algumas Caixas possuem poucos recursos. A sede sempre apoia essas Caixas menores para garantir que todos os profissionais sejam atendidos da mesma forma, independentemente da região. Não podemos admitir que um profissional do Norte tenha menos acesso aos benefícios do que um do Sudeste. A Mútua é uma só, e todos serão atendidos com igualdade. Esperamos contar com o apoio dos presidentes nesse sentido.”
Emanuel Mota, diretor de Tecnologia, reforça a transparência e a modernização. “Este encontro é fundamental para desmistificar certos pontos, trazendo informações com muita transparência e diálogo. Temos realizado um grande trabalho para atualizar a Mútua tecnologicamente, implementando ferramentas digitais e inovações que podem servir também para os Creas.”

Durante a agenda, ainda é apresentado o panorama dos principais projetos nacionais em andamento, focando em iniciativas para a melhoria dos serviços prestados aos profissionais, ampliação dos benefícios oferecidos e a modernização tecnológica da Instituição. Também foram discutidas oportunidades de parcerias estratégicas, com atenção especial ao suporte e à integração com os Creas, elementos básicos para fortalecer a representatividade e o atendimento às demandas regionais.