O Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), promovido pelo Confea e que acontecerá dentro da programação da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), terá a representação alagoana por meio de Greysson Henrique, estudante egresso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Desenvolvido em coautoria com as professoras Cássia de Melo, Karoline Alves de Melo Moraes e o professor Paulo César Correia Gomes, o artigo “Uso do Método de Ishikawa para Análise de Manifestações Patológicas em Edificação Histórica” foi um dos 24 trabalhos selecionados nacionalmente entre os mais de 430 para a programação do congresso que este ano tem como tema “Engenharia, Agronomia, Geociências, Sustentabilidade e Transformação Digital: Projetando Caminhos para o Futuro do Brasil”.
“Muita felicidade. Estava tentando uma simples aprovação do artigo, e por isso fiquei tão feliz com a surpresa de que estava sendo convidado pelo Confea pra representar Alagoas com esse trabalho. Aproveito pra agradecer toda a comissão por ter acreditado nesse estudo, e toda equipe técnica por todo apoio e atenção que têm me dado”, afirmou Greysson.
A professora orientadora do artigo, eng.ª civil Cássia de Melo que é conselheira suplente do Crea-AL e que vai apresentar oralmente o trabalho no evento, também celebrou a conquista. “O perfil dele como aluno foi um grande facilitador pro sucesso desse artigo, pelo zelo, disciplina dele e experiência que já tinha do seu último estágio. Como professora e profissional, pra mim é muito gratificante vê-lo reconhecido com um trabalho tão importante e tão necessário”, destacou.
O estudo analisou uma edificação histórica de Maceió, atualmente em posse do Tribunal de Justiça de Alagoas, e aplicou o chamado Diagrama de Ishikawa, uma ferramenta que organiza de forma visual as possíveis causas de problemas. A pesquisa identificou e classificou 24 manifestações patológicas, como fissuras, infiltrações e desplacamentos, propondo soluções mais eficazes e sustentáveis para a preservação do prédio. Entre os destaques, estão a aplicação de inspeções técnicas baseadas em normas da ABNT, foco em segurança e conservação preventiva e a busca por alternativas que prolonguem a vida útil da construção.
O trabalho foi desenvolvido durante o estágio dele no Tribunal e, segundo o egresso, “reforça a relevância da Ufal como formadora de profissionais e pesquisadores comprometidos com a sustentabilidade, a preservação do patrimônio e a inovação em materiais e métodos construtivos”.
Contecc
Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia é considerado o maior realizado no Brasil na área tecnológica e reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e instituições de ensino para divulgar trabalhos, trocar experiências e debater avanços ligados à engenharia, agronomia e geociências.
O evento funciona como vitrine para a produção científica e tecnológica, aproximando o meio acadêmico do setor produtivo e dos conselhos profissionais. Além disso, o Contecc é organizado pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o que garante legitimidade institucional e conexão direta com a regulamentação e valorização das profissões.
Fonte: Crea-AL com Manuella Soares/Ascom Ufal


