O mês de outubro foi marcado por duas importantes solenidades em Alagoas que celebraram o legado do engenheiro agrônomo e analista ambiental do Ibama, Paulo César Casado Auto, falecido em 2023. As homenagens, promovidas pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e Ibama, destacam o vínculo do profissional com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), onde seu filho, o engenheiro agrônomo Igor Auto, atua como Gerente de Atendimento.
A primeira solenidade foi no dia 16 de outubro, onde foi inaugurado o Centro de Recuperação de Manguezais (Cermangue) Paulo César Casado Auto. Instalado no campus do Ifal em Marechal Deodoro, o novo espaço integra o Programa Pró-Manguezais e representa um importante avanço nas ações de preservação, reflorestamento e educação ambiental voltadas à proteção dos ecossistemas costeiros de Alagoas.
Durante a solenidade, o superintendente do Ibama em Alagoas, Rivaldo Couto, ressaltou que o Cermangue “é mais que uma instalação física: é um símbolo de continuidade e gratidão, que une ciência, emoção e compromisso público”. Emocionado, o eng. agrônomo Igor Auto agradeceu às instituições e destacou o legado do pai. “Ele sempre acreditou na união de esforços para fazer do mundo um lugar melhor. Ver o nome dele associado a um projeto tão bonito é motivo de orgulho para toda a nossa família”.
O Cermangue Paulo Auto foi criado com o objetivo de produzir mudas nativas de mangue e apoiar projetos de restauração ecológica em municípios como Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e, futuramente, Coruripe. A estrutura permitirá uma capacidade de produção estimada entre 10 e 15 mil mudas, ampliando significativamente o potencial de recuperação das áreas degradadas de manguezais no estado.
Novo prédio do Ibama
Já na manhã desta última sexta-feira, 31, o Ibama realizou a inauguração da reforma do edifício da Divisão Técnico-Ambiental (Ditec) e da Divisão de Proteção Ambiental (Dipam) na Superintendência do órgão em Alagoas.
O novo prédio agora leva o nome de Paulo Auto e sua placa de dedicação resume o impacto do trabalho do agrônomo: “Em memória de Paulo César Casado Auto, cuja dedicação ao Ibama e à natureza deixou raízes profundas nas florestas, nos manguezais e em todos, para continuidade e compromisso com a restauração da vida e da natureza”.
As duplas homenagens reforçam a atuação de Paulo César Casado Auto como referência nacional na recuperação de manguezais e celebram sua contribuição inestimável para a ciência e a conservação ambiental do estado.


