O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) recebeu, entre os dias 3 e 5 de novembro de 2025, a 4ª e última Reunião Nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE) de 2025. O encontro trouxe líderes de todo o país para debater temas estratégicos e avançar em questões cruciais para o futuro do Sistema Confea/Crea.
Anfitriã do evento, a conselheira e coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-AL, eng.ª eletric. Michelle Palladino, destacou o saldo positivo do encontro e a capacidade do regional alagoano em sediar encontros de abrangência nacional. “Fechamos o ano com chave de ouro, com uma reunião muito produtiva e que rendeu a conclusão de encaminhamentos que eram urgentes. Fico feliz que todos tenham gostado da cidade e da estrutura do Crea-AL, que mostra mais uma vez a força e a capacidade do nosso regional em receber encontros de grande importância para o Sistema Confea/Crea”, disse a conselheira.
Nova nota técnica
O ponto alto do encontro foi a redação de uma nova nota técnica contendo diretrizes para a instalação de estações de recarga de carros elétricos. A conclusão desta demanda era um anseio antigo dos integrantes da CCEEE e sua finalização no Crea-AL simbolizou um importante marco para a conclusão das atividades da coordenadoria em 2025.
O coordenador da CCEEE, eng. eletric. seg. trab. Jader Faria, ressaltou a relevância da pauta. “Esse tema mostra como a Engenharia Elétrica está na linha de frente das mudanças tecnológicas. Apoiamos a expansão dessa infraestrutura, mas destacamos que a instalação deve ser feita por profissionais habilitados e em conformidade com normas técnicas. Nossa contribuição será encaminhada ao Confea para integrar as discussões nacionais sobre mobilidade elétrica”, explicou o coordenador.
Resolução nº 1.156/2025
Outro item importante foi a revisão da nova Resolução nº 1.156/2025, aprovada na Sessão Plenária nº 1.727 do Confea ainda em outubro, que consolida as atividades e competências dos engenheiros da modalidade eletricista.
A discussão buscou sanar dúvidas e dificuldades operacionais com relação à aplicação da resolução, especialmente quanto à transição de registros e atribuições concedidas sob a égide de normativos anteriores. Agora, a CCEEE encaminhará as novas orientações administrativas para publicação do Confea e, assim que repassadas aos Creas, garantam a segurança jurídica e a unidade de ação em todo o Sistema Confea/Crea.
Outros temas
Também se discutiu sobre a alteração da Resolução nº 1.066/2015 que fixa critérios para cobrança de anuidades, serviços e multas; sobre a definição das atribuições do engenheiro da complexidade e do engenheiro de robôs; sobre a Medida Provisória nº 1.304/2025 referente à redução dos impactos tarifários para os consumidores de energia elétrica; além do fechamento do Plano Plurianual com as ações propostas para o ano de 2026.
A programação também incluiu palestras essenciais para o exercício profissional, como “Ética e Exercício Profissional”, ministrada pelo conselheiro federal eng. eletric. Sérgio Cardoso, e “Dificuldades e Desafios da Fiscalização na Modalidade Engenharia Elétrica”, com o analista técnico do Crea-BA, eng. eletric. Antônio Gerado Ferreira.



