O Manual da Recarga Segura foi o grande protagonista de uma reunião estratégica realizada nesta última quinta-feira (22), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, em Brasília (DF). O encontro marcou o reconhecimento do material alagoano como a principal referência técnica para a construção de uma parceria nacional que visa garantir a segurança pública na expansão da eletromobilidade no Brasil.
A presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório, apresentou o guia diretamente à diretoria da agência reguladora, destacando seu potencial como ferramenta de difusão de conhecimento para todo o território brasileiro. Agora, a ideia é que o manual elaborado em Alagoas servirá de base nacional, unindo a expertise do Sistema Confea/Crea e da Aneel. “Podemos ter contribuições da Aneel, inclusive a partir da consulta pública que está sendo realizada pela agência, para que o material que nasceu em Alagoas se torne o padrão de segurança em todo o país”, sugeriu a presidente Rosa Tenório.
O sucesso do manual deve-se à sua abordagem prática e multidisciplinar. Presente na reunião, a vice-presidente do Crea-AL, eng.ª eletricista Michelle Palladino, que foi definida como representante do Confea neste relacionamento com a Aneel, explica que o foco é alertar a sociedade sobre a necessidade de contratação do profissional habilitado. “Estamos falando de alterações na infraestrutura elétrica que, se mal executadas, podem causar acidentes. Por isso, criamos esta cartilha em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Equatorial e outras entidades com o objetivo de, não só instruir sobre as práticas recomendadas, mas também de mostrar que o profissional habilitado é o único meio de proteger vidas e patrimônios”, explicou Palladino.
Lançado em novembro de 2025 no Crea-AL, o Manual da Recarga Segura foi concebido para orientar síndicos e profissionais sobre a obrigatoriedade da atuação de engenheiros eletricistas habilitados, a exigência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o cumprimento das diretrizes do Corpo de Bombeiros, prevenindo sinistros e garantindo a integridade das edificações.
Expansão nacional
Diante da robustez do material apresentado pelo Crea-AL, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, propôs utilizar a estrutura do conselho federal para dar dimensão nacional ao projeto alagoano. A ideia é usar o manual como base para treinar profissionais e capacitar o setor em larga escala, funcionando como uma extensão técnica da própria Aneel.
O diretor da Aneel, Willamy Frota, e a assessora Djane Melo demonstraram total disposição para viabilizar a parceria institucional, reconhecendo que o Manual da Recarga Segura preenche uma lacuna de desinformação sobre padrões e normas técnicas no setor.
Atualmente, a cartilha já serve como guia de consulta para o setor elétrico nacional e continua disponível para download gratuito no site oficial do Crea-AL.



