
Profissionais integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) estão participando da 15ª edição do Encontro de Líderes, realizando em Brasília (DF) entre os dias 28 e 30 de janeiro. A primeira grande reunião dos Sistema Confea/Crea de 2026 tem o objetivo de definir os calendários, planos de trabalho, estratégias institucionais e os coordenadores das Câmaras Especializadas, Comissões de Ética e Colegiado de Presidentes para o ano.
A entidade alagoana garantiu participação de seus conselheiros nas votações das coordenadorias nacionais e no planejamento de propostas que buscam aperfeiçoar as fiscalizações dos Creas de todo o Brasil. As câmaras de Civil, Industrial, Segurança do Trabalho, Elétrica, Química e comissões de Ética, Meio Ambiente e Atribuições Profissionais, além do Crea-Jr e Programa Mulher, tiveram a participação de profisisinais de Alagoas.

Nesta edição, que ocorre no Complexo de Eventos Brasil 21, o evento vai além da agenda institucional com reuniões regimentais e ganha ainda mais relevância ao abrir espaço para que profissionais que não participam diretamente dessas instâncias possam se aproximar do Sistema e acessar conteúdos estratégicos para sua atuação.

Com uma programação paralela pensada especialmente para esse público, os palcos Confea Capacita e Conexões reúnem, nos dias 29 e 30 debates sobre cidades inteligentes, acessibilidade, tecnologia, inovação e mercado de trabalho, entre outros temas atuais e essenciais para a engenharia, a agronomia e as geociências.
O presidente do Confea, Vinícius Marchese, destacou que as lideranças envolvidas no evento precisam cumprir em dois dias suas obrigações em organizar o planejamento do ano.
“Temos um rito que a gente precisa cumprir nesses dois dias, com a assertividade das câmaras para evoluir sua fiscalização, com as eleições que vão acontecer nos próximos dias; mas, mais do que isso, peço a atenção de vocês para as necessidades que o país tem hoje”, disse, em referência à série “O Brasil que o Brasil não Conhece”, destacou Vinicius, que percorreu cinco cidades com os piores Índices de Progresso Social (IPS) do país. A campanha está sendo divulgada desde o final do ano passado nas redes sociais do Confea e foi apresentada também ao público presente.
Saiba quem são os coordenadores dos colegiados do Sistema Confea/Crea em 2026:
Colégio de Presidentes (CP)
Coordenador: eng. civ. Neovânio Soares Lima (Crea-RR)
Coordenador adjunto: eng. civ. Lamartine Moreira (Crea-GO)
Colégio de Entidades Nacionais (Cden)
Coordenador: Waldimir Teles Filho (Fenemi)
Coordenador adjunto: Glauco Eduardo Pereira Cortez (SBEA)
Comissões de Ética dos Creas (CNCE)
Coordenador: eng. quim. e seg. trab. Marino José Greco (Crea-RS)
Coordenadora adjunta: eng. civ. Cynthia Oliveira de Freitas (Crea-SE)
Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI)
Coordenador: eng. cartog. Pedro Luis Faggion (Crea-PR)
Coordenador adjunto: eng. agrim. Francisco de Sales Vieira de Carvalho (Crea-SP)
Agronomia (CCEAGRO)
Coordenador: eng. agr. Odair Lacerda Lemos (Crea-BA)
Coordenador adjunto: eng. agr. Cleiton Lourenço de Oliveira (Crea-MG)
Engenharia Civil (CCEEC)
Coordenador: eng. civ. Luiz Henrique Moreira de Carvalho (Crea-MS)
Coordenadora adjunta: eng. civ. Ana Paula de Sá Gonçalves (Crea-MG)
Engenharia Elétrica (CCEEE)
Coordenador: eng. eletric. Heverton Bacca Sanches (Crea-SP)
Coordenador adjunto: eng. eletric. Valmir Farias (Crea-AM)
Engenharia Florestal (CCEEF)
Coordenadora: eng. ftal. Erica Souza Rossi (Crea-AP)
Coordenadora adjunta: eng. ftal. Elisangela Bortoluzzi (Crea-SC)
Engenharia Industrial (CCEEI)
Coordenador: eng. ind. mec. Diêgo Fernandes da Cruz (Crea-MG)
Coordenador adjunto: eng. mec. José Piotrovski Neto (Crea-SC)
Engenharia Química (CCEEQ)
Coordenador: eng. quim. Ricardo Antônio Battistin Biffi (Crea-SC)
Coordenador adjunto: eng. mat. Jardel Dantas da Cunha (Crea-RN)
Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST)
Coordenador: eng. seg. trab. Diego Rosa dos Santos (Crea-MA)
Coordenador adjunto: eng. prod. e seg. trab. Willy Chagas Santana (Crea-GO)
Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM)
Coordenador: eng. geol. Danilo Costa Monteiro (Crea-SE)
Coordenador adjunto: eng. geol. Marcos Domingues Muro (Crea-SP)
Conheça as atribuições dos fóruns consultivos
Formado por presidentes do Confea e dos Creas e pelo diretor-presidente da Mútua, o Colégio de Presidentes busca unidade de ação com foco na uniformização de procedimentos e visa à maximização da eficiência e da eficácia do Sistema.
O Colégio de Entidades Nacionais, por sua vez, é composto pelas instituições representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema e credenciadas junto ao Confea. Tem a responsabilidade de propor projeto de normativos de interesse geral das profissões, além de discutir e propor política de formação, especialização e atualização de conhecimentos.
Já as Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas são integradas pelas lideranças das câmaras dos Regionais. Têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.