Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), o presidente Fernando Dacal e o conselheiro José Claudino, estão participando hoje (16) e amanhã (17), em Salvador-BA, do Workshop “Os Rumos da Engenharia Civil no Brasil”, realizado pela Coordenadoria de Câmaras Especializada de Engenharia Civil dos Creas (CCEEC). A alagoana e vice-presidente do Confea, Ana Constantina, o presidente do Crea Bahia, Marco Amigo, e o coordenador nacional da CCEEC, João Luis Collares abriram o inicio dos debates.
O evento aborda temas como o ensino à distância e a interferência de outros conselhos nas atividades da Engenharia Civil. Esse último, por sinal, é um dos debates mais aguardados pelos participantes, que pretendem trocar experiências sobre os frequentes problemas com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), que de forma inconstitucional está pretendendo tirar atribuição da elaboração de projetos arquitetônicos dos engenheiros civis.
Para Constantina, esse é um momento importante, pois unifica mais a categoria em busca de soluções para problemas vividos pela categoria. Na oportunidade, ela lembrou a visita aos parlamentares alagoanos, o senador Benedito de Lira e o deputado Arhur Lira, que na semana passada, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, deu celeridade na aprovação do Projeto de Lei de Nº 5253/13, que altera a antiga legislação, destinando parte da renda líquida do Confea, Creas e Mútuas para custear o aperfeiçoamento técnico e cultural de seus integrantes.
Crea Alagoas participa de painel
Ciente da importância dos debates, o conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Crea Alagoas, José Claudino, destacou as discussões de amanhã, onde o presidente Fernando Dacal, participa do painel “Ações dos Creas junto às prefeituras”. Claudino falou da eficiente participação do Crea Alagoas nos embates contra a Prefeitura de Maceió e o CAU-AL, que de forma inconstitucional tiraram o direito dos engenheiros registrarem seus projetos arquitetônicos.
“Aqui ficamos cientes das demandas que acontecem em cada região do País e colocamos em pauta nos debates. Nesta sexta-feira um dos principais assuntos é o impasse que vários Creas estão tendo com as prefeituras, sobre projetos arquitetônicos. Em um dos principais painéis o Crea de Alagoas está inserido. Dacal vai apresentar como foi o nosso tratamento [do Crea de Alagoas] na tentativa de anular o problema com a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano de Maceió”, destacou Claudino, que também é engenheiro civil.