O Crea Alagoas realizou, na noite desta terça-feira, 26, a primeira reunião plenária de 2016. Na pauta cumprida, estava a cerimônia de posse da nova diretoria, a renovação do terço dos conselheiros e a distribuição dos profissionais nas comissões da entidade.
Cumprindo a tradição da entidade, o evento foi marcado com o discurso de boas-vindas do conselheiro e engenheiro agrônomo Ailton Pacheco. O engenheiro destacou o novo desafio do Crea e, principalmente, dos que estão chegando. “Como é um cargo honorífico, todos os que aqui estão, irão executar suas funções com amor. Vamos fazer valer o nome desta entidade. Sejam bem-vindos e que a ética profissional os acompanhe”, desejou Pacheco.
Ao todo, o plenário do Crea é formado por 30 integrantes, onde 10 membros receberam posse. Desses, sete estão assumindo a cadeira de conselheiro e três renovaram o mandato.
São eles: Eng. Civil José Marivaldo Moura Coutinho (Senge-AL); Eng. Mec. Arthur Visgueiro Maciel (Senge-AL); Eng. de Minas Fernando José da Costa Bispo (Senge-AL); Eng. Agr. José Roberto Medeiros Silva (Seagra-AL); engenheira agrônoma Alzira Mércia Braga Mota Gomes (Seagra-AL); Eng. Eletr. Geison Cavalcante Alves (Aprel-AL); Eng. Eletr. Valter Leandro da Silva Filho (Aprel-AL); Eng. Civil Daniel Eugênio (Clube de Engenharia); Eng. Civil Marcelo Daniel de Barros Melo (Clube de Engenharia); Eng. Civil Luiz Cavalcante Peixoto Neto (Clube de Engenharia); Eng. Civil André Luiz Lopes Malta (Clube de Engenharia) e Eng. Méc. Thales de Oliveira Cabral Melo (Clube de Engenharia).
Diretoria empossada
Para o exercício de 2016, o Crea também nomeou o seu corpo administrativo. O presidente Fernando Dacal teve apoio unânime do plenário na composição de sua nova equipe.
O novo vice-presidente do Conselho será o engenheiro agrônomo José Ailton Pacheco; na diretoria administrativa assume o também agrônomo José Roberto Medeiros Silva; a função de diretor financeiro será do Eng. Civil Victor Vasconcellos e o cargo de diretor secretário fica com o Eng. Civil José Claudino.
Após anunciar os novos componentes e fazer a renovação das oitos comissões, Dacal aproveitou para ressaltar os novos desafios que esse ano trará ao Conselho, principalmente na comissão de acessibilidade.
“É um prazer ter a oportunidade de comandar o segundo ano do Crea. Tenho satisfação em afirmar que atualmente, já conseguimos mais visibilidade e ocupar um outro espaço perante a sociedade. Isso graças ao trabalho que viemos executando desde 2015. Mas quero destacar o importante papel que a comissão de acessibilidade terá esse ano, devido uma parceria com o Ministério Público. Estaremos atentos com as fiscalizações preventivas e integradas na defesa da sociedade e dos ambientes públicos”, disse o presidente. Ele ainda destacou assuntos que já devem entrar na pauta de discussões para este primeiro semestre como por exemplo a duplicação da AL-101 Norte que já se transformou numa preocupação para o Conselho.
Sugestões dos conselheiros Geison Cavalcante Alves e Reinaldo Falcão foram aceitas pelo plenário para que seja pedido às autoridades, via Secretaria de Transportes, a apresentação do projeto da duplicação para conhecimento da comunidade técnica. “Será pedido que nos apresente o projeto para que possamos colaborar, tecnicamente, com as novas exigências de acessibilidade”, justificaram os conselheiros. Reinaldo relembrou a propaganda que foi feita de uma implantação de ciclovia na AL-101 SUL e que por não ter sido realizada ocorreram muitos acidentes fatais como o que vitimou o ciclista engenheiro civil Álvaro Vasconcelos Filho.
O conselheiro José Marcos Souza Bezerra posicionou-se contra as demissões feitas pelo governo do Estado que atingiu aos profissionais vinculados ao Sistema e criticou a falta de concurso público alegando que os serviços de terceirização do governo precarizam a mão de obra. Ainda levantou a questão do tratamento dos efluentes domiciliares de Maceió. Pediu para que haja uma sessão plenária para discutir com as autoridades ligadas ao saneamento. “ O problema hoje é de titularidade dos serviços. A prefeitura está sendo notificada pelo Instituto de Meio Ambiente por deixar entrar esgoto nas galerias e isso tem que ser tecnicamente resolvido. Esgoto de Maceió tem que ser levado para o emissário e não para riachos”, criticou.
O Presidente Dacal colocou as propostas em votação e ficou decidido que haverá duas plenárias. Uma discutirá a acessibilidade, ciclovias e projetos da duplicação, enquanto a outra vai debater com as autoridades do IMA, Casal e SEMARH a questão dos tratamentos dos efluentes.
Confira abaixo a composição das comissões para 2016:
COMISSÃO DE ORÇAMENTO E TOMADA DE CONTAS
TITULARES:
- Eng. Civil José Faustino Pereira Neto – Coordenador
- Eng. Mec. Arthur VisgueiroMaciel – Coordenador-Adjunto
- Eng. Mec. Thales de Oliveira Cabral Melo
4.Eng. Agr. Alzira Mércia Braga Mota Gomes
5.Eng. Eltr. Charles Mariano
COMISSÃO DE ÉTICA
TITULARES:
- Tecnl. José Marcos Souza Bezerra – Coordenador
- Eng. Civil André Luiz Lopes Malta – Coordenador-Adjunto
3.Eng. Agr. Valmir Washington Ramos
- Eng. de Seg. Luiz Gonzaga de Barros Lima Filho
- Eng. Civil Luiz Cavalcante Peixoto Neto
COMISSÃO PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
TITULARES:
- Eng. Agr. José Ailton Ferreira Pacheco -Coordenador
- Eng. Civil Flávio Barboza de Lima – Coordenador-Adjunto
3.Eng. Civil Luiz Cavalcante Peixoto Neto
- Eng. Civil Daniel Eugênio
- Eng. Eletr. Marcos Antônio Gonçalves dos Santos
COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE
TITULARES:
- Eng. Agr. José Reinaldo de Sá Falcão – Coordenador
- Eng. Civil Luiz Cavalcante Peixoto Neto – Coordenador-Adjunto
- Eng. Civil Messias Rodrigues Filho
- Eng. Civil José Claudino da Silva
- Eng. Civil Daniel Eugênio
COMISSÃO RENOVAÇÃO DO TERÇO
TITULARES:
- Eng. Agr. José Ailton Ferreira Pacheco – Coordenador
- Tecnl. José Marcos Souza Bezerra -Coordenador-Adjunto
- Eng. Civil Victor Correia Vasconcellos
- Eng. Eletr. Geison Cavalcante Alves
- Eng. Agr. José Reinaldo de Sá Falcão
COMISSÃO DO MÉRITO
TITULARES:
- Eng. Civil Ana Maria de Lima Nascimento – Coordenadora
- Eng. Civil Cid Carlos Leite da Silva – Coordenador-Adjunto
3.Eng. Mec. Arthur Visgueiro Maciel
4.Eng. Agr. José Reinaldo de Sá Falcão
5.Eng. Civil Dermeval Araújo de Lacerda
COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE
TITULARES:
- Eng. Civil Messias Rodrigues Filho – Coordenador
- Eng. de Seg. Marco Valério Aleluia da Silva – Coordenador-Adjunto
3.Eng. Civil Ana Maria de Lima Nascimento
- Eng. Civil André Luiz Lopes Malta
- Eng. Mec. Thales de Oliveira Cabral Melo
COMISSÃO DE ENGENHARIA PÚBLICA
TITULARES:
1.Eng. Eletr. Geison Cavalcante Alves – Coordenador
2.Eng. Civil Daniel Eugênio – Coordenador Adjunto
3.Eng. Civil José Marivaldo Moura Coutinho
4.Eng. Civil José Faustino Pereira Filho
5.Eng. Agr. José Roberto Medeiros Silva