Alagoas terá o mais importante geógrafo do século XX, o ex-professor do colégio Marista do Recife, do Liceu Alagoano, do Colégio Batista e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ivan Fernandes Lima, homenageado com a Inscrição no Livro do Mérito, no maior evento da categoria: a 73ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que acontece na noite de 29 de agosto, em Foz do Iguaçu.
A notícia foi comemorada na última sexta-feira, 20, por toda equipe do Crea-AL, após a sessão plenária ocorrida em Brasília, na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confia). O nome de Ivan Fernandes Lima foi homologado, por unanimidade pelos conselheiros federais.
Comemorando a conquista de mais um nome alagoano a ser homenageado nacionalmente, o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, elogiou a escolha dos envolvidos na construção da proposta de homenagem. “A escolha do nome de Ivan Fernandes Lima veio após conversas e lembranças de seus feitos aqui em nosso Estado. Foi ele quem organizou os mapas de Alagoas ”, afirmou Dacal.
O homem que seguia nuvens – Foi graças às pesquisas e ao trabalho de campo de Ivan Fernandes Lima que Alagoas passou a conhecer seus limites, divisas e aspectos geográficos com precisão. Quase vinte e um anos após sua morte, o estudioso que percorreu e colheu informações sobre todos os cantos e recantos do Estado será homenageado nacionalmente.
Formado em Direito e em Geografia e História (licenciatura e bacharelado) pela antiga Faculdade de Filosofia de Pernambuco, Ivan Fernandes Lima é autor de diversos livros e de mais de uma centena de artigos sobre sua terra natal e ainda é considerado o mais importante geógrafo alagoano do século 20. No decorrer de seus 67 anos, o geógrafo publicou uma centena de artigos e diversos livros sobre variados aspectos geográficos do “paraíso das águas”.
Um geógrafo de campo, Fernandes Lima não se limitou à sala de aula, muito pelo contrário, sempre trilhou as subidas e descidas das serras alagoanas em paralelo ao percurso pedagógico. E há quem diga que não tem como conhecer Alagoas, do ponto de vista geográfico, sem passar por Ivan Fernandes Lima.