Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Delmiro Gouveia sedia último microrregional do 11º CEP-AL

Delmiro Gouveia sedia último microrregional do 11º CEP-AL

  • Notícias

Aconteceu na manhã da última quinta-feira, 11, na cidade de Delmiro Gouveia, o quarto e último encontro de preparação para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) de Alagoas. Trazendo como tema central “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, o encontro teve como objetivo a criação de propostas que valorizem e modernizem as profissões ligadas a entidade.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Compuseram a mesa de abertura a vice-presidente do Crea-AL, eng.ª civil Renilda Correia; o presidente do Ibape-AL e diretor administrativo da Mútua-AL, eng. civil Marcelo Daniel; o conselheiro do Crea-AL e coordenador do 11º CEP-AL, eng. eletricista Jarbas Cabral; o diretor da Cohidro, eng. civil Wellington Coimbra Lou e o diretor geral do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Thiago Trindade.

Programação

Inicialmente, realizou-se uma apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, a Mútua, conduzida pelo diretor administrativo da Mútua-AL, eng. civil Marcelo Daniel. Em seguida, os participantes contaram com a palestra especial “Canal Adultor do Sertão Alagoano”, com o diretor da Cohidro, eng. civil Wellington Coimbra Lou, e o gerente regional da Cohidro, eng. civil Jerônimo Lima.

Com o conteúdo apresentado, os palestrantes receberam ao palco professor da Ufal e doutor em Engenharia Civil, Thiago Pereira, que os conduziu numa mesa redonda com participação do público no assunto relacionado ao Canal do Sertão e suas problemáticas.

Propostas

O conselheiro do Crea-AL e coordenador do 11º CEP-AL, eng. eletricista Jarbas Cabral, apresentou aos profissionais presentes a parte operacional do evento. O conselheiro ainda destacou a oportunidade que cada participante teve de propor ideias que venham contribuir com as categorias envolvidas.

Três grupos de trabalhos foram formados para a construção das ideias. Ao todo, as equipes conseguiram apresentar e aprovar 5 propostas que serão avaliadas no evento principal do 11º CEP-AL, que acontecerá no mês de agosto em Maceió.

O primeiro grupo, liderado pela conselheira do Crea-AL, eng.ª civil Fátima Lima, aprovou duas propostas: 1) A criação de uma instituição que ofereça ao público de baixa renda assistência técnica para serviços de Engenharia; e 2) Que as eleições dos diretores da Mútua sejam apenas por conselheiros federais e presidentes dos Creas que esteja associados e adimplentes.

O segundo grupo foi conduzido pela conselheira do Crea-AL, eng.ª civil Ana Maria Lima, que propôs a formação de um comitê para fiscalização de obras estruturantes do Canal do Sertão.

Por fim, o terceiro e último grupo foi liderado pela vice-presidente do Crea-AL, eng.ª civil Renilda Correia, e aprovou outras propostas: 1) Tornar obrigatório, na forma de um Projeto de Lei, a assistência técnica na elaboração de projetos para concessões de créditos rurais aos produtores; e 2) Realizar novos concursos públicos para suprir necessidades profissionais no retorno das consultorias e assistências técnicas na extensão rural.

Próximo encontro

A parada final agora será novamente em Maceió, no 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) de Alagoas, e você ainda pode fazer sua inscrição clicando aqui.

O 11º CEP-AL é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) com apoio do Sistema Confea/Crea e da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas — Mútua.