O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) concluiu nesta última sexta-feira, 19, a sua 11ª edição do Congresso Estadual dos Profissionais de Alagoas, o CEP-AL. Além da eleição de sete delegados, os participantes definiram as 8 proposituras que serão encaminhadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), programado para ocorrer entre os dias 4 e 6 de outubro, em Goiânia-GO.
Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.
O próximo passo agora é reunir engenheiros, agrônomos e geocientistas de todo o País para debater e filtrar centenas de proposituras com o objetivo de encaminhá-las ao Congresso Nacional e, se possível, transformá-las em normativos como leis, decretos ou resoluções que fortaleçam as categorias ligadas ao nosso Sistema e, consequentemente, o desenvolvimento do Brasil.
Nas eleições para delegados foram escolhidos três com mandato de conselheiro(a) e quatro sem mandato. O critério utilizado para o pleito foi de que os candidatos tivessem participado de pelo menos um encontro microrregional e trabalhado em algum grupo de trabalho que teve proposta aprovada, além de ser profissional habilitado pelo Crea-AL.
Ao todo serão 11 delegados representando Alagoas, contando com a presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório, e o conselheiro e coordenador da comissão organizadora do 11º CEP-AL, engenheiro eletricista Jarbas Cabral, que irá conduzir a delegação que voará para Goiânia. Fechando a conta, também haverão mais dois integrantes que serão convidados pelo Conselho.
Segue abaixo a relação dos delegados eleitos no evento:

Ana Maria Nascimento
Engenheira Civil, com mandato
Conselheira do Crea-AL

Daysy Cavalcante
Engenheira Civil, com mandato
Conselheira do Crea-AL

Fátima Melo
Engenheira Civil, com mandato
Conselheira do Crea-AL

Adalmo Netto
Engenheiro Civil, sem mandato
Profissional

Bruna Nunes
Engenheira Civil, sem mandato
Profissional

Genivaldo de Farias Matos
Engenheiro Civil, sem mandato
Profissional

Luciana Melo
Engenheira Civil, sem mandato
Profissional
O evento
Compuseram a mesa de abertura do evento a presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório; o superintendente de Integração do Sistema Confea/Crea, eng. civil Osmar Barros; o diretor-executivo da Mútua, eng. agrônomo Arício Resende; o diretor-geral da Mútua-AL, eng. civil Victor Vasconcellos; o presidente Ibape-AL e diretor-administrativo da Mútua-AL, eng. civil Marcelo Daniel; o diretor do Sinduscon-AL e ex-presidente do Crea-AL, eng. civil Fernando Dacal; o presidente do Clube de Engenharia de Alagoas e também ex-presidente do Crea-AL, eng. civil Aloísio Ferreira; o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), eng. agrônomo Álvaro Machado; a presidente do CreaJr-AL, estudante de engenharia civil Ana Costa; o conselheiro e coordenador da comissão organizadora do 11º CEP-AL, engenheiro eletricista Jarbas Cabral; e o superintendente do Crea-AL, eng. eletricista Geison Alves.
A primeira apresentação ficou por conta do professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e especialista em tecnologia e inovação, Eduardo Setton, que abordou o tema “A Transformação Digital dos Engenheiros e das Empresas de Engenharia”.
A segunda palestra ficou com o superintendente de Integração do Sistema Confea/Crea, engenheiro civil Osmar Barros Júnior, que debruçou-se no tema “Plano Nacional de Educação e sua Interferência no Sistema Confea/Crea”.
O evento também contou com uma breve apresentação do consultor nacional da Tecnoprev, Naruhito Donato, que aproveitou seu tempo para explicar um pouco sobre o plano de previdência privada e seus benefícios para os profissionais que optarem por sua adesão.
Ao fim, o 11º CEP-AL também gratificou 6 participantes que foram sorteados e ganhadores de inscrições gratuitas para os cursos de “Inferência Estatística Aplicada À Avaliação de Imóveis” e “Aproveitamento da Água da Chuva em Edificações” que ocorrerão em agosto e setembro, respectivamente.
O 11º CEP-AL foi uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) com apoio do Sistema Confea/Crea e da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas — Mútua.