Skip to content

Goiânia realiza a 77ª edição da Soea em um novo tempo

  • Notícias

Goiânia é a casa da Engenharia, Agronomia e Geociências nesta semana, quando recepciona os quase 4 mil profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na tão aguardada 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). O evento iniciado nesta terça-feira, 4, segue até 6 de outubro com o tema central “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional”. O Crea-AL participa com uma comitiva de 47 profissionais que estaria discutindo o Brasil.

Na manhã desta terça-feira (4/10), profissionais, lideranças, autoridades de classe e políticas nacionais e internacionais lotaram o Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções da capital goiana. A expectativa para a retomada presencial da agenda neste quase pós-pandemia foi o ponto comum dos discursos.

Este ano o Confea e o Crea-GO estão realizando um evento híbrido, onde basta apenas acessa o site da Soea (www.soea.org.br) e acompanhar a transmissão e ter acesso a programação.

Na ocasião, Joel convidou o senador recém-eleito por Goiás Wilder Morais (PL) para dividir o púlpito e juntos assumirem os compromissos das demandas do Sistema junto ao Legislativo.

“Entre os temas que vão pautar nossos trabalhos no Congresso está o Projeto de Lei 1024/2020 sobre a federalização do plenário do Confea e os ajustes que precisam ser feitos no texto. A Engenharia como carreira de estado é outra prioridade nossa. Também vale lembrar que o Tribunal de Contas da União proibiu o repasse de 10% para as nossas entidades de classes regionais e nacionais e isso só pode ser feito se previsto em lei; para isso contamos com o apoio do senador na elaboração dessa proposta”, listou Krüger.

Joel ainda destacou ações do Confea como a implantação das eleições do Sistema pela internet, a instituição do Programa Fortalece, e o projeto de equidade de gênero.

“As mulheres foram tiradas da invisibilidade dentro do Sistema, por meio do Programa Mulher e aproveito para homenagear as precursoras Zélia Santos [primeira presidente de Crea] e Carmem Eleonôra Amorim [primeira conselheira federal]”, finalizou Joel, arrancando aplauso de todos com a justa homenagem.

O anfitrião e presidente do Crea-GO, eng. civ Lamartine Moreira Junior, saudou os participantes da 77ª Soea e comentou a expectativa em realizar o evento depois de dois anos de espera.

“Em 2019, ano que seria realizada a Soea aqui na capital, a sociedade tinha uma visão das formas de trabalho, nossos costumes foram impactados pela covid-19. Hoje com todos os aprendizados temos nova forma de conduzir os trabalhos: de forma presencial e híbrida”, disse. Lamartine convidou todos a renovar os entendimentos, tendo como pilar a temática “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social” focada no desenvolvimento nacional. “Nesta semana histórica vamos mostrar o que pode ser feito a favor do progresso nacional. Um novo tempo começa hoje, discussões relevantes, como ESG [do inglês Environmental, Social and Governance], o BIM [do inglês Building Information Modeling], vão pautar as nossas discussões como janelas para o mundo. Sejam todos bem-vindos a Goiás, sejam bem-vindos a um novo tempo”, declarou.

“Dois anos e quatro meses”, começou o emocionado presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida. “O projeto da Soea em nosso estado foi idealizado por nós, há dois anos e quatro meses, e foi concretizado pelo presidente Lamartine Moreira Júnior, a quem agradeço”, saudou.

Por fim, falou do sentimento de pertencimento da diretoria que assumiu a Mútua nacional para ampliar os benefícios aos associados e às entidades de classe, como Seguro Viagem, disponibilizado a 75% dos participantes do evento.

Inserção internacional

Líderes internacionais também marcaram presença. Entre eles, o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi/WFEO – na sigla em francês e inglês), José Vieira; pelo bastonário da Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP), Fernando de Almeida Santos, além de representantes de Cabo Verde, Angola e da Comissão de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul (Ciam) da Argentina.

José Vieira enalteceu a relevância da agenda. “É uma honra estar neste evento que representa a Engenharia do Brasil, estar aqui é um testemunho da importância da Engenharia brasileira”.

Ele comentou também que fez parte das conversas entre Brasil e Portugal para a validação de diplomas entre os países. “Esta é uma ideia que sempre tive, pois nossas nações têm muita coisa em comum, além da formação semelhante, a cultura e a língua, que nos fazem uma só comunidade”, disse. Ele destacou ainda que muitas vezes a Engenharia e os engenheiros não são reconhecidos pela devida importância que têm para o desenvolvimento econômico e social do país. “Mas somos responsáveis pela qualidade da infraestrutura, e quanto melhor a infraestrutura de um país, mais desenvolvido ele é”, pontuou Vieira.