O Crea-PE foi o anfitrião da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que aconteceu nesta semana entre os dias 17 e 19 de abril, no Centro de Convenções de Recife. Representando a presidência do Crea-AL esteve a eng.ª civ. Rosa Tenório, que acompanhou entre as lideranças de outros Creas regionais, demandas e debates de temas como inovação, melhorias, ações de fiscalização e combate às fake news.
O prefeito de Recife, eng. civ. João Campos (PSB), esteve presente na abertura do evento manifestou sua alegria em receber as lideranças do Sistema. “É muito bom falar para um quórum tão qualificado. Para mim, é muito importante a formação como engenheiro civil porque, ao ser prefeito, cuidamos do nosso território: temos 70% em áreas de morro com 500 mil pessoas, e o caminho para enfrentar esses desafios também passa pela Engenharia”, ressaltou, destacando iniciativas da gestão como a drenagem do Rio Tejipió.
Resoluções
Voltada à modernização da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e publicada no último dia 31 de março, a Resolução 1.137/2023 foi objeto de discussões por parte do Colégio de Presidentes. Na oportunidade, foi criado um grupo de trabalho (GT) para aperfeiçoar alguns aspectos da operacionalização da resolução, sendo composto pelos presidentes e engenheiros civis Edson Kuwahara (AP), Fátima Có (DF) e Ricardo Rocha (PR). O GT será atrelado à Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) e terá como objetivo uniformizar o entendimento de todos os Creas sobre a resolução.
Também foi aprovada a alteração do art. 7º da Resolução nº 1.066/2015, visando igualar para seniores os critérios de concessão de desconto de até 90% no valor da anuidade. A proposta abrange tanto profissionais do sexo masculino, quanto do sexo feminino, estabelecendo nos referidos casos a partir de 60 anos de idade ou 30 anos de registro no Sistema Confea/Crea. A mudança atende às definições do art. 1º da Lei nº 1.741/2003, que institui o Estatuto da Pessoa Idosa e regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Soea
Os presidentes também aprovaram a realização da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) na cidade de Salvador (BA). Agora a propositura segue para homologação do plenário do Confea.
“Ano que vem vamos todos para a Bahia, e toda a Engenharia do Brasil irá celebrar os 475 anos da primeira capital do país e os 90 anos do Crea”, comemorou o presidente eng. agrim. Joseval Carqueija, agradecendo o apoio de todos os pares e do superintendente de Serviços Turísticos da Bahia, João Paolilo, também presente na reunião.
Fiscalização
O presidente do Crea-ES, eng. agr. Jorge Silva, comentou a possibilidade de vistorias fiscais e técnicas com o uso de drones e satélites e a necessidade de valorização profissional por meio de fiscais oriundos da Engenharia. “Mudamos o conceito de fiscalização, passando a fazer vistorias não só fiscais, mas também vistorias técnicas, levando profissionais devidamente habilitados, por meio do uso da Unidade de Recursos Institucionais (URI) onde se faz a análise e a verificação das atribuições profissionais. Estamos também fazendo um concurso público, depois de 20 anos, abrindo vagas para fiscais de nível superior e ampliando o leque de fiscais.”
O Crea-GO, por exemplo, tem trabalhado em parceria com o Inpe e a Polícia Federal em torno de drones e de fotografias aéreas para aprimorar a nossa fiscalização. “Estamos abrindo concurso público para 16 profissionais da área de engenharia e da fiscalização para mostrar que estamos avançando nessas pautas, tendo profissionais da engenharia na fiscalização”, destacou o presidente do regional goiano, eng. civ. Lamartine Moreira.
Boas práticas e outros informes
Os presidentes de Creas também compartilharam projetos como capacitação de profissionais em plataforma digital, interlocução com recém-formados, simplificação do preenchimento da ART, atendimento online, implementação de espaço coworking para profissionais e combate às fake news. Os informes abrangeram também iniciativas de patrocínio de eventos técnico-científicos, ampliação do diálogo com parlamentares, fiscalização mais educativa, implantação de projetos de energia fotovoltaica e realização de concursos.
Carta de Recife e Olinda
A aprovação da “Carta do Recife e Olinda” encerrou a reunião nesta quarta-feira, 19. O documento foi elaborado pelo engenheiro civil Stênio de Coura Cuentro, presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc-PE) e coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE, resumindo o resultado dos três dias do encontro.
O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ressaltou que a Carta do Recife e Olinda reforça e qualifica a luta coletiva das engenharias, da Agronomia e das Geociências em busca de um sistema e de uma sociedade mais democráticos, sustentáveis, participativos e inclusivos. “Agradeço a todos os que estiveram conosco nestes três dias, muito especialmente à dedicação e ao empenho dos nossos colaboradores do Crea pernambucano”, ressaltou Lucena.
Veja a carta na íntegra clicando aqui.
Fonte: Ascom Crea-AL com Crea-PE e Confea
Fotos: Crea-PE e Marck Castro/Confea