O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) está com inscrições abertas para a 12ª edição do seu Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que neste ano terá como tema principal “Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em doity.com.br/12cep.
O evento é aberto à participação de profissionais e estudantes das áreas do Sistema Confea/Crea e tem como finalidade a discussão e proposição de políticas estratégicas, planos e programas de atuação para que sejam encaminhadas à etapa nacional e transformadas em normativos como leis, decretos, ou resoluções que fortaleçam as categorias ligadas ao sistema.
A comissão organizadora do Crea-AL já conduz os últimos preparativos, e de acordo com a conselheira e coordenadora do evento, eng.ª eletricista Michelle Palladino, os participantes também poderão contar com palestras valiosas durante os eventos. “Estamos alinhando os últimos detalhes e contatamos palestrantes que, além de capacitar os profissionais, também poderão clarear o caminho para as proposituras”, disse.
Programação
Em 2025, o CEP contará com quatro encontros preparatórios, sendo eles sediados em Maceió no dia 22 de maio; em Coruripe no dia 4 de junho; Palmeira dos Índios no dia 2 de julho; e em Piranhas no dia 16 de julho. Já o dia principal do congresso estadual fechará a programação no dia 7 de agosto no Centro de Convenções de Maceió.
Além do tema principal, o congresso terá os cinco eixos temáticos “Acessibilidade e Mobilidade Urbana”, “Saneamento Básico”, “Engenharia Pública”, “Qualidade Ambiental” e “Desenvolvimento Sustentável Energético”, que servirão como base para as proposições e que serão distribuídos pelos microrregionais.
Michelle também esclareceu sobre a importância da participação ativa das categorias nessas contribuições. “Este congresso dá a oportunidade do profissional ter voz e participar ativamente no desenvolvimento do País, e isso se dará com através das proposituras. Serão essas ideias que irão para o congresso nacional e poderão fazer a diferença daqui pra frente”, explicou.
O encontro tem também como responsabilidade eleger os delegados que irão representar Alagoas no 12º Congresso Nacional de Profissionais, o CNP. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter estado presente em pelo menos um dos eventos microrregionais e ter contribuído com alguma proposta.
12º CNP
O Congresso Nacional de Profissionais é a etapa final que tem por objetivo discutir e aprovar as propostas das etapas estaduais. Em 2025, o CNP terá 416 delegados, dos quais 139 terão mandato.
Durante todos esses meses em que o processo dos congressos é elaborado, profissionais de todo o Brasil, professores e pesquisadores, dirigentes de entidades, conselheiros regionais e federais formulam propostas na forma de documentos e sugestões que representem a soma da sensibilidade política com o conhecimento específico da ciência e da tecnologia em cada uma das áreas singulares que formam o conjunto de profissões do Sistema Confea/Crea.
Neste ano, a novidade este ano é que as propostas, antes apresentadas em papel, serão inseridas e votadas em uma plataforma online.