Na manhã desta última terça-feira, 7, o Confea realizou a sua cerimônia da Láurea ao Mérito 2025, iniciando o segundo dia da 80ª Soea. Indicada pelo Crea-AL, a geóloga Rochana de Andrade representou Alagoas no evento, oportunidade em que foi agraciada com a Medalha do Mérito, maior honraria que um profissional do Sistema Confea/Crea pode receber.
Rochana também foi escolhida para fazer a saudação em nome dos homenageados. Honrada com a representação, “um momento de prestígio à ciência, à tecnologia ao desenvolvimento do Brasil”, ela declarou que “todos são sobreviventes do obscurantismo que tenta assolar a nossa nação. Carregamos essa responsabilidade. Confie na ciência, confie nos profissionais, confie no Brasil”, disse, reverenciando o legado dos profissionais inscritos no Livro do Mérito. “Esta medalha é a comprovação desta responsabilidade, estamos recebendo a maior honraria do Sistema”, comentou, antes de discorrer sobre sua trajetória.
Ao todo, foram homenageados 12 profissionais falecidos que foram inscritos no Livro do Mérito; os 12 profissionais cujas atuações mais recentes mereceram a Medalha do Mérito e ainda as instituições ligadas ao Sistema que ganharam a menção honrosa, proporcionando o devido reconhecimento no circuito em 360 graus do palco do evento deste ano.
Com a Medalha do Mérito, Rochana passa a integrar o seleto grupo de personalidades indicadas pelo Crea-AL que já receberam homenagens do Sistema Confea/Crea, como os engenheiros Vinícius Maia Nobre, Fernando Cardoso Gama, Silvino Gonzaga Bentes, Aloísio Ferreira e o geólogo Abel Tenório Cavalcante.
O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, considerou que as pessoas impactadas pelo trabalho desses profissionais jamais esquecerão seus legados. “Se vocês estão aqui, vocês cumpriram o juramento dos profissionais do Sistema. E esse legado não pode ser esquecido por nenhum estudante, por nenhum profissional”, disse.
Carreira
Natural do município de Aliança, em Pernambuco, ela é graduada, mestre e doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora titular do Centro de Tecnologia dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Alagoas (CTEC-Ufal), pesquisadora do Labmar/Ufal e coordenadora do setor de Oceanografia Geológica. Foi professora fundadora do mestrado em Geografia (PPGG-Ufal) e coordenadora do curso de bacharelado em Geografia.
Ao longo da carreira, desempenhou papéis estratégicos, como a Superintendência de Recursos Hídricos da Semarh-AL, além de coordenar importantes projetos científicos, entre eles os levantamentos geológicos nos cânions do Rio São Francisco (CPRM-Ufal) e o projeto de planejamento e gestão da Zona Costeira de Alagoas, financiado pela Fapeal, além de ter sido conselheira da APA estadual da Marituba do Peixe e da Resex federal da lagoa do Roteiro. Sua trajetória é marcada por contribuições em Geologia Ambiental, com ênfase em erosão costeira, sedimentologia, hidrogeologia e estudos sobre meio ambiente.
Em 2016, a geóloga já havia recebido a Comenda Guardião das Águas, concedida pelo Governo de Alagoas a personalidades que se destacaram na valorização dos recursos hídricos do Estado.
Fonte: Crea-AL com Henrique Nunes | Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea


