Sistema Confea/Crea realiza 7º Encontro de Líderes em Brasília

A delegação do Crea Alagoas está em Brasília para participar, de hoje, 21, até sexta-feira, 23, do 7º Encontro de Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Esse ano, o evento contará com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também engenheiro civil, Nefi Cordeiro.

Realizado anualmente pelo Conselho Federal, o encontro abre a agenda nacional com a eleição de coordenadores, definição de calendário e do plano de trabalho para o ano dos fóruns consultivos do Sistema: Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, Colégio de Entidades Nacionais e Colégio de Presidentes. Também estão previstas agendas de trabalho da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) e da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP).

Ao longo do evento, as lideranças se dividem em grupos, nas salas no Centro Internacional de Convenções onde acontecem as reuniões. Toda a programação será consolidada na manhã da sexta-feira, dia 23, quando as lideranças irão apresentar as propostas e sugestões debatidas nos três dias pelos representantes de todo o Brasil.

Considerado um dos compromissos mais importantes do ano do Sistema Confea/Crea, o Encontro de Líderes abre a agenda nacional de trabalho e atende à Lei nº 5.194/1966, que atribui ao Conselho Federal promover, pelo menos uma vez por ano, reuniões de representantes dos Conselhos Federal e Regionais, a fim de estudarem e estabelecerem providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da referida Lei. A regulamentação desta orientação se deu por meio da Resolução nº 1.012/2005.

Coordenador Nacional

No primeiro dia de trabalhos do Encontro, que aconteceu na quarta-feira, 21, foram definidos os nomes dos titulares e adjuntos do Colégio de Presidentes (CP), do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e das Câmaras Especializadas do Sistema Confea/Crea (Engenharia Civil, Florestal, Elétrica, Industrial, Agronomia, Agrimensura, Geologia e Minas, Segurança do Trabalho e Ética).

Na oportunidade, o conselheiro do Crea Alagoas, o Eng. Civ. Marcelo Daniel de Barros Melo, foi eleito para o mandato de 2018, como coordenador nacional das Comissões de Ética dos Creas (CNCE).