Crea faz palestra sobre o mercado de trabalho para estudantes do Ifal-PI

Os tempos mudam e o profissional não pode deixar de acompanhar o que o mercado de trabalho pede. Com o tema “O Engenheiro Civil e o Mercado de Trabalho na Atualidade” o presidente do Crea Alagoas, Fernando Dacal, se apresentou, nesta quinta-feira, 30, no primeiro dia do  III Ciclo de Palestras da Construção Civil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios.

Diante de aproximadamente 150 alunos dos cursos de Civil, Edificações e Segurança do Trabalho, Dacal destacou a importância do profissional do Sistema Confea/Crea para o desenvolvimento do país e a necessidade de está sempre em busca do conhecimento.

“Vocês, futuros profissionais, representam uma pequena e importante parcela da sociedade  que contribuem para o progresso do nosso Brasil. E a engenharia está em tudo, pois, percebemos isso durante os avanços históricos e até bíblicos”, disse Dacal, destacando as histórias da construção da arca de Noé e Torre de Babel.

Em seguida, ele esclareceu aos estudantes sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho, que tem o papel de habilitar, educar e fiscalizar o exercício da profissão. “Onde tiver um engenheiro, tenham a certeza que estaremos lá para defender”, garantiu o presidente, que também destacou a importância do profissional ser vinculado ao órgão e  está sempre atento as movimentações do Crea.”Nosso dever é defender o profissional e a sociedade. Por isso que fiscalizamos e habilitamos o exercício profissional. Só poderá exercer a profissão quem for competente para a função. E para isso acontecer precisamos que todos estejam com o Crea, realizando as Anotações de Responsabilidades Técnicas, as ARTs, e os pagamento de suas anuidades”, falou.

Animado com a palestra, o coordenador do evento e do curso de engenharia civil do Ifal, Jesimiel Pinheiro, parabenizou Fernando Dacal pela apresentação e valorizou o primeiro contato do Crea Alagoas com os estudantes do Campus de Palmeira dos Índios.

“Assistir alguma palestra do Crea é motivo de renovação para mim. Afirmo isso pela nova movimentação e interação desse novo momento do nosso conselho. Para vocês terem uma ideia, essa é a primeira vez que o nosso órgão representativo marca presença com os estudantes. E esse contato é fundamental para solidificar o futuro, que está nas universidades”, ressaltou o professor.