Crea incentiva implantação da tecnologia BIM para engenharias

Civil_3D_011Você já ouviu falar na tecnologia Building Information Modeling, mais conhecida como BIM? No Brasil, significa Modelagem de Informações da Construção, e sua utilidade é percebida por poucos projetistas da engenharia e arquitetura alagoana. Utilizada em 75% da construção civil dos EUA, a nova ciência, por falta de informações dos profissionais brasileiros, ainda não ganhou o reconhecimento que deveria, mas já aponta para uma quebra de paradigmas nas áreas ligadas a indústria da construção civil, mecânica, militar entre outras.

Imagine trocar o manual pelo digital. Com a adesão da plataforma BIM, o profissional tem uma nova forma de gestão de obras, que permite a visualização de um projeto em escala real – 3D – permitindo a simulação da construção do princípio ao fim, antecipando fases e evitando erros.

Aqui em Alagoas a Tecnologia BIM quase não é utilizada. Mas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) vem se mobilizando no intuito de incentivar a utilização da nova ferramenta, contribuindo assim para a atualização profissional. Para isso, o presidente do Conselho, Fernando Dacal, teve a iniciativa de criar uma comissão de estudos para implantar a cultura da tecnologia no Estado.

Ciente do compromisso que tem com a implantação desta nova ferramenta, o engenheiro civil e presidente da Comissão instituída pelo Crea, Evandro Vasconcelos, falou da importância em inserir uma tecnologia mais completa e integrada no mercado alagoano.

“Atualmente, aqui em Alagoas, quase ninguém é capacitado para manusear a Tecnologia BIM. A resistência dos profissionais se prendem aos programas anteriores. Mas em outros países como Inglaterra e EUA, mais de 60% da engenharia, em destaque a construção civil, já aderiu e aprovou os serviços disponibilizados pela ferramenta” falou Evandro, que tem, juntamente com os engenheiros Genildo Ferreira e Marco Antônio Rodrigues – integrantes da comissão – a missão de incentivar o uso da eficiente ferramenta no Estado alagoano.

Ainda segundo Vasconcelos, a recém-criada comissão já se mobiliza para desenvolver o Manual de uso da Tecnologia BIM no Estado de Alagoas. “Iniciativas como estas já aconteceram em Estados brasileiros, como por exemplo, o de Santa Catarina. Então, com a inclusão desse caderno, Alagoas dará mais um passo para investir em profissionais mais capacitados”, disse Evandro, destacando ainda que a comissão também está trabalhando para trazer cursos da Tecnologia BIM para Alagoas.

Norteando profissionais

Dacal destaca que fomentar essa nova ferramenta é contribuir com a capacitação dos profissionais ligados à engenharia alagoana. “Precisamos estar sempre atualizados ao que o mercado pede. Pretendemos incentivar e nortear todos os engenheiros, empresários e estudantes que a utilização da tecnologia BIM é mais um requisito de aperfeiçoamento profissional”, destacou.

A intenção é que a criação do manual padronize serviços, seja ele feito pela iniciativa privada ou estatal, e desperte as entidades de ensino a inserirem, em sua grade de matérias, aulas sobre a tecnologia BIM.