Vias cicláveis em Maceió é tema de debate no Crea Alagoas

A importância da ciclofaixa como ferramenta de segurança e mobilidade urbana será tema de uma palestra realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), neste dia 18 de junho, às 18h30. O professor e engenheiro civil, Ehrlich Falcão, vai conduzir o debate, trazendo o tema “Importância das vias cicláveis na mobilidade dos ciclistas”.

A necessidade de mais pistas para os ciclistas vem ganhando força em todo País. Grupos que defendem as implantações dessas vias, estão sendo ouvidos e discutindo melhorias com gestores responsáveis pela mobilidade urbana.

O professor e engenheiro civil, Ehrlich Falcão, reconhece que as autoridades locais estão começando a perceber esse novo conceito. Mas alerta que é preciso mais vontade política, pois o trânsito piora com o aumento do mercado automobilístico.

“Atualmente, nossas autoridades reconhecem que precisamos ter mais ciclovias. O que temos ainda é pouco. E é isso que vou mostrar em minha apresentação. Hoje, nossa frota de carros é alta demais e em alguns casos é mais vantagem até andar a pé. Essas vias são importantes principalmente para a segurança do ciclista”, destacou o engenheiro.

Fernando Dacal, presidente do Crea, reforça a participação de todos nesse debate. “Neste mês, sugerimos um tema importante para a administração pública. O debate também serve para chamar a atenção da Prefeitura de Maceió, ajudando nas soluções do transporte. Todos os profissionais, a comunidade técnica e a sociedade em geral estão convidados para participar”, disse.

Bicicletada Maceió apoia a iniciativa

Desde 2008, tentando conquistar o respeito e incentivar o uso da bicicleta para os condutores de automóveis, o movimento Bicicletada Maceió, hoje liderado pelo estudante Bruno de Lucas, reconhece a iniciativa do Crea Alagoas.

“O Conselho está de parabéns pela sensibilidade em realizar esse evento”, disse. Ainda segundo Bruno, esse é outro importante passo que vai colaborar em chamar a atenção das autoridades públicas e iniciativas privadas, fortalecendo a necessidade de investimentos de infraestruturas na capital alagoana.

A palestra acontece no auditório do órgão, e será aberto aos estudantes, profissionais do sistema Confea/Crea e Mútua e praticantes do ciclismo. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para comunicacao@crea-al.org.br com o nome completo e, no dia do evento, levar 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para instituições sociais.