Ontem foi uma noite memorável no Crea. O ex-presidente engenheiro civil Vinicius Furtado Maia Nobre, na presença de amigos, autoridades e familiares, recebeu a Medalha do Mérito, maior láurea instituída desde 1958 pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea. O professor Vinicius foi saudado por Fernando Dacal e também por seus contemporâneos que prestigiavam a solenidade. Também teve depoimentos que foram gravados de personalidades como o deputado federal engenheiro civil Ronaldo Lessa e pelo professor, engenheiro e escritor Rostand Lanverly.
O presidente Dacal abriu a solenidade dando um depoimento pessoal sobre a amizade desde os bancos da universidade quando foi aluno de Vinicius Maia Nobre e que sentia por dentro uma satisfação enorme por ter concretizado um trabalho que coroou um referencial da engenharia alagoana. “Tradição é aquilo que deve ser preservado”, disse referindo-se ao homenageado. Afirmou que era muito pequeno para falar do que é Vinicius Maia Nobre em termos de experiência de vida e sabedoria. Mas citou a poetisa Cora Coralina na frase “Saber a gente aprende com os mestres e os livros. A Sabedoria se aprende é com a vida e com os ouvidos”.
Dacal ressaltou o empenho fundamental dos membros das comissões do mérito regional e do Confea, lembrando a ajuda da vice-presidente do Confea, alagoana Ana Constantina e do engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, ambos envolvidos na aprovação que ocorreu por unanimidade no plenário do Conselho Federal, em Brasília. ”O professor Vinicius é tradição da engenharia alagoana e através dele estou prestigiando toda a categoria”, concluiu.
RECONHECIMENTO – Vários depoimentos foram dados pelos amigos do homenageado. Alguns mostrados num telão e outros de forma presencial. O primeiro depoimento que emocionou a plateia foi dado pela arquiteta Zélia Maia Nobre, professora e esposa do laureado. Conhecia-o há 70 anos e disse que desde os bancos da faculdade que nascia um eterno amor. “Conheci uma pessoa, um ente enciclopédico”, resumiu. O professor Fernando Gama falou da sua satisfação e agradeceu a Deus por ter sido contemporâneo de um amigo de todas as épocas.
Os outros depoimentos foram dados por Marcelo Barros, Mônica Suruagy, José Thomaz Nonô, Luciano Barbosa, Carlos Mendonça, Jayme de Altavila, Jorge Moraes, Aloisio Ferreira e Ana Lima Nascimento, que na entrega da medalha representou a comissão do mérito regional. No encerramento, o laureado, num breve discurso, disse que lhe faltavam palavras para agradecer o reconhecimento, mas que passou a vida toda procurando fazer um trabalho para ver Alagoas Melhor.
Confira as fotos:
Família e amigos do homenageado prestigiaram a entrega da medalha
Fernando Gama foi um dos depoentes
O renomado advogado Mendes de Barros também destacou Vinícius
A conselheira do Crea Alagoas e engenheira Ana Nascimento destacou a honraria
Mônica Suruagy, filha do ex-governador Divaldo, também falou sobre Vinícius
Carlos Mendonça, colega de longas datas de Vinícius Maia Nobre
Representando a Ufal, o professor Luciano Barbosa
O Cesmac foi representado pelos jornalista Jorge Moraes
O professor Jaime D’ Altavilla foi ao evento
José Thomaz Nonô em depoimento
Honraria foi entregue pelo neto João Paulo e o presidente Fernando Dacal
Emocionado, Vinícius agradeceu a homenagem
Amigos e familiares marcaram presença