Maior láurea do Sistema foi entregue ao engenheiro Vinícius Maia Nobre

  • Notícias

Ontem foi uma noite memorável no Crea. O ex-presidente engenheiro civil Vinicius Furtado Maia Nobre, na presença de amigos, autoridades e familiares, recebeu a Medalha do Mérito, maior láurea instituída desde 1958 pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea. O professor Vinicius foi saudado por Fernando Dacal e também por seus contemporâneos que prestigiavam a solenidade. Também teve depoimentos que foram gravados de personalidades como o deputado federal engenheiro civil Ronaldo Lessa e pelo professor, engenheiro e escritor Rostand Lanverly.

O presidente Dacal abriu a solenidade dando um depoimento pessoal sobre a amizade desde os bancos da universidade quando foi aluno de Vinicius Maia Nobre e que sentia por dentro uma satisfação enorme por ter concretizado um trabalho que coroou um referencial da engenharia alagoana. “Tradição é aquilo que deve ser preservado”, disse referindo-se ao homenageado. Afirmou que era muito pequeno para falar do que é Vinicius Maia Nobre em termos de experiência de vida e sabedoria. Mas citou a poetisa Cora Coralina na frase “Saber a gente aprende com os mestres e os livros. A Sabedoria se aprende é com a vida e com os ouvidos”.

Dacal ressaltou o empenho fundamental dos membros das comissões do mérito regional e do Confea, lembrando a ajuda da vice-presidente do Confea, alagoana Ana Constantina e do engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, ambos envolvidos na aprovação que ocorreu por unanimidade no plenário do Conselho Federal, em Brasília. ”O professor Vinicius é tradição da engenharia alagoana e através dele estou prestigiando toda a categoria”, concluiu._DSC0805

RECONHECIMENTO – Vários depoimentos foram dados pelos amigos do homenageado. Alguns mostrados num telão e outros de forma presencial. O primeiro depoimento que emocionou a plateia foi dado pela arquiteta Zélia Maia Nobre, professora e esposa do laureado. Conhecia-o há 70 anos e disse que desde os bancos da faculdade que nascia um eterno amor. “Conheci uma pessoa, um ente enciclopédico”, resumiu. O professor Fernando Gama falou da sua satisfação e agradeceu a Deus por ter sido contemporâneo de um amigo de todas as épocas.

Os outros depoimentos foram dados por Marcelo Barros, Mônica Suruagy, José Thomaz Nonô, Luciano Barbosa, Carlos Mendonça, Jayme de Altavila, Jorge Moraes, Aloisio Ferreira e Ana Lima Nascimento, que na entrega da medalha representou a comissão do mérito regional. No encerramento, o laureado, num breve discurso, disse que lhe faltavam palavras para agradecer o reconhecimento, mas que passou a vida toda procurando fazer um trabalho para ver Alagoas Melhor.

 

Confira as fotos:

_DSC0637

Família e amigos do homenageado prestigiaram a entrega da medalha

_DSC0646

Fernando Gama foi um dos depoentes 

_DSC0673

 O renomado advogado Mendes de Barros também destacou Vinícius

_DSC0686

conselheira do Crea Alagoas e engenheira Ana Nascimento destacou a honraria

_DSC0695

 Mônica Suruagy, filha do ex-governador Divaldo, também falou sobre Vinícius

_DSC0710

 Carlos Mendonça, colega de longas datas de Vinícius Maia Nobre

_DSC0755

 Representando a Ufal, o professor Luciano Barbosa

 _DSC0719

O Cesmac foi representado pelos jornalista Jorge Moraes

_DSC0748

 O professor Jaime D’ Altavilla foi ao evento

_DSC0726

José Thomaz Nonô em depoimento

_DSC0767

 Honraria foi entregue pelo neto João Paulo e o presidente Fernando Dacal

 _DSC0820

 Emocionado, Vinícius agradeceu a homenagem 

_DSC0578

 Amigos e familiares marcaram presença

_DSC0851

 _DSC0782