Presidente do Crea ministra palestra para estudantes da Ufal

DSC_0314

A ansiedade é grande para o início das aulas universitárias, e não seria diferente com os recém-aprovados do último Enem, para o curso de engenharia civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No próximo dia 10 de março, a instituição inicia as aulas com os novos estudantes, que assistiram na manhã desta quarta-feira (04) uma palestra ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal.

O tema apresentado por Dacal foi “O que são e para que servem os Conselhos profissionais?”. Um assunto que esclareceu, aos mais de 30 alunos presentes, a importância e funcionalidade do Sistema Confea/Crea e Mútua.

“É importante compreendermos que nós, engenheiros, somos responsáveis por tudo que está em construção no mundo. É uma responsabilidade muito grande. Esse é um dos principais motivos para o profissional ter a concessão do Crea na realização dos seus trabalhos.  O objetivo dos Conselhos, ligados ao Confea, é proteger a sociedade, fiscalizando obras, serviços e atividades restritas aos profissionais das áreas técnicas”, destacou Fernando Dacal.

Lucas Madeira, futuro estudante de engenharia civil, aprovou a palestra. Até antes das explicações de Dacal, seu conhecimento era que o Crea só tinha como função fiscalizar. “Eu não sabia que para o profissional exercer a profissão precisava da autorização do Conselho. Mesmo para alguns que depois podem desistir, o bate-papo esclarece bastante coisa. Agora é esperar o dia 10 chegar para começar as aulas”, falou o jovem.

Interação universitária em Penedo

De acordo com Dacal, o contato do Crea Alagoas com as universidades é muito importante para o futuro da instituição. “Conscientizar os nossos jovens sobre o papel do conselho é investir no futuro. O Crea precisa e vai estar junto de todas as instituições de ensino daqui para frente”, garantiu.

Para essa ponte com as instituições educacionais, o conselho conta com o apoio do Crea Júnior, entidade parceira responsável por representar os jovens. Dando continuidade a esse trabalho educacional, o presidente Fernando Dacal estará nesta próxima segunda-feira (9), ministrando uma palestra, na cidade de Penedo, às 18h, na aula inaugural dos cursos de Engenharia de Pesca e no lançamento do curso de Engenharia de Produção, todo oferecidos pela Ufal.