Projeto do Canal do Sertão gera debate sobre a utilização da água

05

Foi na cidade de Delmiro Gouveia que nasceu a maior obra já realizada em Alagoas. A estrutura do Canal Adutor do Sertão, foi apresentada na noite desta quinta-feira (30), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).  O engenheiro Jerônimo Leoni, da Consultoria de Estudos e Projetos Cohidro, explicou cada fase da mega construção, que terá 250 quilômetros de extensão e vai beneficiar milhares de famílias do Sertão e Agreste alagoano.

No fim da apresentação, importantes temas foram colocados em pauta: o modelo de gestão e como será a captação da água. Engenheiros e estudantes iniciaram o debate. Visto isso, o presidente Fernando Dacal anunciou que colocará em apreciação, na pauta do próximo dia 5, onde ocorre uma plenária extraordinária técnica sobre a conservação do recurso em edificações.

O presidente ainda ressaltou dizendo que o Crea quer participar tecnicamente das decisões governamentais. “Não queremos oposição mas sim colaborar e discutir o que é mais importante para Alagoas. A meta é buscar sugestões para melhorar a vida no Estado, e primar pela qualidade dos serviços de infraestrutura”, destacou.

O palestrante, Jerônimo Leoni, parabenizou o Crea pelo evento e destacou a importância de detalhar o projeto. “Fico feliz ter feito essa contribuição aos presentes. É uma obra histórica que muitos engenheiros e estudantes precisam conhecer. O Crea e a Cohidro estão de parabéns por essa parceria”, disse.

Dividido em cinco trechos, o canal é iniciado no oeste e caminha para o leste de Alagoas, sendo finalizado em Arapiraca. Além de apresentar a parte estrutural, Jerônimo também realizou uma espécie de prestação de contas, com informações sobre a licitação da obra. Atualmente a obra está no chegando no quilômetro 75.

Outros eventos

Finalizando, Dacal fez agradecimentos aos presentes e anunciou novas palestras. A próxima está marcada para acontecer no dia 25 de maio, com o deputado federal Ronaldo Lessa, que vai falar sobre o tema ‘‘Perspectivas para a Engenharia alagoana no ano de 2015’’. As inscrições já estão abertas através do e-mail comunicacao@crea-al.org.br.

Outros eventos também foram adiantados. Mobilidade e acessibilidade dos ciclistas é o tema da palestra que vai acontecer em junho. Com a presença do professor Carlos Molion, ficou combinado que o tema “Resfriamento Global’’ seja amadurecido para um possível debate no Conselho.