26 / 11 / 15

Vinícius Maia Nobre palestra sobre ‘Evolução Urbana de Maceió’

Com inscrições limitadas, estudantes e profissionais têm até o dia 10 de março para confirmar presença

Conhecido por realizar importantes obras no estado de Alagoas, o engenheiro civil, Vinícius Maia Nobre, foi convidado pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal,para apresentar no dia 12 de março, às 19h, no auditório da instituição, uma palestra com o tema “Evolução Urbana de Maceió: Ontem e Hoje”.

Segundo Vinícius Maia Nobre, sua apresentação vai abordar erros e acertos de obras realizadas na capital alagoana, como também formas de planejamento que não comprometem o desenvolvimento da cidade.

“Chamarei atenção, mostrando que esses mesmo defeitos continuam a acontecer. Sabendo disso, podemos nos prevenir no futuro, com muito mais planejamento. Enfim, é debatendo sobre esses assuntos que os habitantes de Maceió poderão ter sua qualidade de vida melhor”, falou Vinícius.

Referência em Alagoas

Professor e ex-presidente do Crea Alagoas na década de 70, Vinícius Maia Nobre, é uma referência na área da construção civil no Estado. Foi o engenheiro civil chefe da equipe que construiu o estádio de futebol Rei Pelé, localizado no bairro do Trapiche. Como secretário de Infraestrutura de Alagoas, realizou trabalhos nas construções das pontes sobre os canais da lagoa Mundaú e na implantação da obra de saneamento, com a construção do emissário submarino.

Com as inscrições limitadas, estudantes e profissionais têm até o dia 10 de março para confirmar presença. Para isso, é só ligar para o número 2123 0852 ou encaminhar um e-mail para o comunicação@crea-al.com.br.

Confira o currículo do palestrante:

Vinícius Maia Nobre, alagoano de Maceió, farolense de nascimento (16/fev/29) e por paixão.

 –  Cursos primário e ginasial: Colégio Batista Alagoano;

 – Científico: Colégio Estadual de Alagoas (antigo Liceu Alagoano);

 – Engenharia Civil: Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (1954);

 – Como engenheiro do DER -Al ocupou todas direções de divisões técnicas até chegar a Direção Geral no Governo Luiz Cavalcante;

 – Engenheiro Chefe da equipe técnica que construiu o Trapichão, Governo Lamenha Filho;

 – Secretário de Viação e Obras Públicas no Governo Afrânio Lages;

 – Secretário de Viação e Obras Públicas no primeiro Governo Divaldo Suruagy;

 – Secretário de Saneamento e Energia no segundo Governo Divaldo Suruagy;

 – Membro de vários órgãos consultivos e ou deliberativos, tais como: Conselho de Representantes da Escola Técnica Federal de Alagoas, Pres. Conselho Estadual de Trânsito, Pres do Conselho de Política de Recursos Hídricos, Conselho do Polo Cloroquímico, Conselho da Sumov, Conselho Estadual do Meio Ambiente, Conselho Normativo do DER entre outros;

 – No magistério, ministrou as disciplinas de  Resistência dos Materiais, Estabilidade das Construções, Concreto Armado, Pontes e Grandes Estruturas, Construção Civil e Arquitetura, todas do curso de Engenharia Civil da UFAL e, as disciplinas de Concreto Armado e Sistemas Estruturais no curso de Arquitetura da mesma Universidade;

– Como profissional liberal projetou e elaborou cálculos estruturais de dezenas de pontes em Alagoas e Sergipe, quase uma centena de edifícios em Maceió, e outras estruturas especiais em Recife, São Luiz (Maranhão), Belém (Pará), Bahia e Minas Gerais;

 – Projetou, fiscalizou, acompanhou e controlou qualidade dos concretos e pavimentação de centenas de obras e ruas em Maceió.