Modelo de contratações públicas gera debate na Semana da Engenharia

Palestra PPPsO terceiro dia da Semana da Engenharia, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), trouxe o tema Parcerias Público Privada no Brasil, ministrado pelo consultor Fábio Marxsem Chagas.

Abrindo o evento, o presidente Fernando Dacal agradeceu a presença de todos e destacou a participação de cada profissional e estudante no Conselho. “Esta semana é feita para vocês. Amanhã vamos fazer um importante evento, cheio de homenagens a engenheiros e  ex-presidentes mais antigos como Olavo Machado e Ricardo Ramalho, e o primeiro engenheiro eletricista Marcello Barros”, disse.

“Também vamos homenagear autoridades que colaboram com nossa categoria, como os deputados federais Ronaldo Lessa, Arthur Lira e o prefeito de Palmeira dos Índios James Ribeiro e também aos estudantes da Ufal e Cesmac, com destaque para os melhores do ano e que serão responsáveis pelo rumo das nossas profissões”, concluiu.

Mediando o debate, estava presente a vice-presidenta do Confea, Ana Constantina, que agradeceu o convite e parabenizou a rica programação do Crea Alagoas. “Muito bom saber da movimentação do nosso Crea. Mesmo lá em Brasília, sempre estive ligada às demandas de Alagoas. Amanhã estarei aqui neste importante momento para os profissionais”, disse Ana, se referindo ao dia de homenagens, marcado para acontecer a partir das 18h30 desta quinta-feira, 10.

PPPs de Sucesso

Chagas iniciou sua explanação desmembrando os modelos de contratações públicas, destacando as concessões comum, administrativa e patrocinada. Para cada uma ele deu exemplos de modelos de Parcerias Público Privado (PPPs) de sucesso em nosso País.

Três modelos foram citados: o metrô de Salvador (Patrocinada); a ligação de Brasília e Minas Gerais pela BR-040 (Comum) e o Porto Maravilha no Rio de Janeiro (Administrativa).

“O investimento da obra é importante, mas o desenho do negócio é fundamental para ter garantias que deem conforto para o financiador”, falou Fábio.