Crea se reúne com reitora da Ufal para fortalecer interação com estudantes

Reitora (2)

No intuito de estreitar o relacionamento dos estudantes e de suas entidades de ensino com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), o presidente Fernando Dacal esteve reunido, nesta última quarta-feira, 30, com a reitora da Ufal, Valéria Correia. Entre as parcerias discutidas, destacam-se a participação da universidade no Colégio de Entidades de Ensino e o recebimento de informações dos alunos concluintes dos cursos ligados ao Sistema Confea/Crea, a fim de evitar que pessoas ingressem no mercado de trabalho com diplomas falsos.

Segundo Fernando Dacal, a instalação do Colégio de Entidades de Ensino visa fortalecer e incentivar o contato das instituições educacionais com o Crea. “É uma forma de aproximar o conselho dos profissionais habilitados a lecionar e dos estudantes que certamente estarão conosco quando se formarem”, disse o presidente.

A preocupação com os casos de diplomas falsificados é grande por todo País. Por isso, Dacal propôs a reitora que a universidade disponibilizasse informações dos formandos para alimentar o Sistema de Informações Técnicas do Conselho (Sitac), proporcionando segurança e celeridade na expedição do futuro registro profissional do acadêmico. “Assim iremos resguardar o exercício da profissão, garantindo também segurança a sociedade”, acrescentou.

Disposta em fortalecer a interação entre as entidades, Valéria garantiu que a Ufal tem interesse em caminhar junto com o Crea, pensando sempre no futuro dos estudantes. “É uma obrigação nossa colaborar com qualquer assunto relacionado a formação de nossos acadêmicos. Assim, é necessário ser provocado um encontro com o Ctec (Centro de Tecnologia) e o Ceca (Centro de Ciências Agrárias) para garantir essa parceria”, disse a reitora.

Dacal ainda convidou a reitora para participar de uma plenária no intuito de explicar como funciona os debates nas pautas das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho. Também participaram da reunião o superintendente Niradelson Salvador e o vice-reitor José Vieira.