9º CEP: Tecnologia e Inovação é tema do 2º encontro microregional

  • Notícias

CEP PALMEIRA (3)  Seguindo o eixo temático ‘Inovação e Tecnologia’, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) aprovou, por meio do segundo evento microrregional de preparação para o 9º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), mais sete proposituras para o evento que será realizado no dia 20 de junho. Diante de aproximadamente 100 pessoas, entres elas profissionais e estudantes, o encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e, em sua abertura, contou com a participação do prefeito James Ribeiro, lideranças de entidades de classe, secretários do município.

CEP PALMEIRA (4)Abrindo os trabalhos, o presidente Fernando Dacal se mostrou satisfeito por mais uma ida a Palmeira dos Índios. “É um prazer abrir este segundo encontro microrregional, ainda mais numa instituição de respeito como o Ifal. Falo isso pela importância que a gestão da cidade deu ao profissional do Sistema Confea, Crea e Mútua, quando sancionou a lei regulamentando o cumprimento do piso salarial dos servidores públicos. Aqui, iremos continuar nossa missão de construir proposituras para debater no CEP, que vai acontecer no dia 20 de junho no Hotel Jatiúca em Maceió”, disse.

No mesmo dia do 9º CEP, Dacal destacou o lançamento da ‘Engenharia Unida’, um movimento proposto para unir engenheiros e demais profissionais da área tecnológica, por meio dos sindicatos, associações representativas, conselhos profissionais, universidades, empresas e entidades como Ademi, Creci e Sinduscon. A ideia é que esta aliança, que configura o projeto, possa oferecer saídas às dificuldades enfrentadas pelo País na atualidade e contribuir com o permanente avanço no futuro.

Cumprindo o Piso Salarial

CEP PALMEIRA (5)Antes de ter a palavra, o prefeito da cidade, James Ribeiro, teve seu nome citado por Dacal que relembrou que o município de Palmeira dos Índios é o único do Estado a cumprir o piso salarial.

James destacou que esse foi um compromisso assumido após a luta do Conselho na efetivação da lei e como valorização da categoria. “Mesmo ainda não sendo um salário justo, é um reconhecimento as profissões que trabalham no desenvolvimento da nossa cidade. Eu não poderia deixar de vir a este evento pela importância dele e de quem o faz. Ficamos agradecidos a atenção dada pelo Crea”, destacou Ribeiro.

Em seguida, o engenheiro civil e professor do Ifal, Jesimiel Pinheiro, proferiu uma palestra sobre Inovações Tecnológicas, onde ele destacou novas formas de executar serviços de engenharia.

_DSC0097“Tem muita coisa boa que não conhecemos e que vem para facilitar o nosso trabalho, melhorando a qualidade dos serviços. Inovar é preciso e necessário. Precisamos acompanhar essas evoluções do mercado”, alertou o professor.

Proposituras

Em Penedo nove propostas foram aprovadas. Com as sete do evento desta quarta, o Crea soma 16 proposituras. O grupo liderado pela coordenadora Ana Maria sugeriu, através do engenheiro Jesimiel, que o Confea/Crea atue junto ao MEC, para que antes de autorizar a criação do curso a grade curricular seja submetida ao Confea.

Já a equipe representada pelo conselheiro José Roberto, destacou duas propostas. A primeira é que o Sistema Confea/Crea deve apoiar e divulgar os projetos pilotos de pesquisa dos estudantes das diversas universidades, visando a aplicação das mesmas na comunidade. A segunda fala a respeito de uma parceria com o Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores, financiadores e investidores que veja a elaboração de projetos e obras de saneamento ambiental em todas as cidades.

O penúltimo grupo, liderado pelo agrônomo Ailton Pacheco, também propôs dois itens. São eles: 1) Unificar a grade curricular dos cursos correlatos; 2) Unificar forças para aprovação do Projeto de Lei que cria a carreira de Estado para profissionais.

O último grupo a defender sua proposta foi o do conselheiro Reinaldo Falcão. Os profissionais sugeriram a criação de um fundo estadual ou federal para incentivo e apoio a pesquisa e inovação tecnológica nas áreas do Sistema. A última propositura destaca a criação de um prêmio de reconhecimento aos trabalhos de pesquisa na área de inovação tecnológica dos Sistema mediante os temas anualmente definidos.

Próximo encontro

Arapiraca será o último município a receber o encontro microrregional. No dia 9 de junho, às 9 horas no Planetário, profissionais e estudantes irão discutir o eixo temático ‘Carreiras e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia’. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

CEP PALMEIRA (12)

 

Confira mais fotos:

 

CEP PALMEIRA (9) CEP PALMEIRA (7) CEP PALMEIRA (1) CEP PALMEIRA (10) CEP PALMEIRA (11) CEP PALMEIRA (2)