Crea lança Fórum Estadual para agilizar aprovação dos projetos de engenharia

Preocupado com o excesso de exigências e de burocracia na tramitação dos projetos de engenharia nos órgãos públicos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), por meio do seu presidente, Fernando Dacal, convocou órgãos públicos, representantes do setor produtivo e profissionais parceiros para debater sobre o assunto, em uma reunião que ocorreu na sede do Conselho, na tarde desta quinta-feira, 21.

Com a criação do Fórum Estadual de Combate a Burocracia, todos os órgãos em conjunto, irão se empenhar para minimizar o problema da demora na tramitação da documentação e chegar a um acordo na questão de exigências que não são cabíveis e que somente obstruem o andamento dos processos, dando mais agilidade e redução de exigências.

De acordo com Fernando Dacal, uma das coisas que motivou a idéia da criação do Fórum foi a crise econômica que gera desemprego, e a maioria de profissionais que quando fazem seus projetos, passam um ano ou mais para que sejam aprovados nos órgãos competentes.

“Queremos a cooperação dos órgãos públicos para haver mais celeridade porque cabe a cada um repensar como fazer e trabalhar. O que buscamos são resultados práticos e diminuição da burocracia”, argumentou Dacal. Ainda segundo ele, o objetivo maior é reduzir obstáculos para a indústria produzir e interagir com os órgãos que analisam os projetos da área da construção e que nem sempre cumprem as datas limites prevista na lei.

Próximos encontros

O Fórum terá um representante titular e um suplente, das entidades envolvidas nesse trabalho, que terá a missão de desentravar o excesso de burocracia que prejudica construtores, empresários, profissionais e consumidores.

Na ocasião, estavam participando da reunião, representantes das seguintes entidades: Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Casal, Eletrobrás, Sempma, Vigilância Sanitária, IMA, Algás, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, FIEA, Sinduscon, Ademi, Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.

Além das entidades já participantes, o presidente do Crea Alagoas disse que irá trazer para o Fórum a Anoreg e os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho. “Num terceiro momento o fórum vai trabalhar também o combate à informalidade para coibir as obras informais que estão impactando o setor produtivo”, concluiu.