Crea Alagoas participa de debate internacional sobre Água e Energia

Conferencia Confea

Representando a engenharia, agronomia e toda comunidade técnica alagoana, o presidente do Crea Alagoas, Fernando Dacal, está em Brasilia participando, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), da Conferência Internacional, promovida pelo Confea,  sobre o tema “Desafios de Energia para a Sustentabilidade Global”. A abertura do evento que segue até sexta-feira, 29, conta com a participação do chefe de Capacitação em Ciência e Engenharia da Unesco, Osman Benchikh. Autor de várias publicações sobre energias renováveis, Benchikh lançou diversas iniciativas nesse segmento a fim de ampliar o acesso da sociedade à energia sustentável. Evento, que reúne especialistas da França, Estados Unidos, Israel, Espanha, China, Palestina e Argentina, vem com uma proposta de formalizar as contribuições da Engenharia no desenvolvimento e na implantação de novas tecnologias sustentáveis nas áreas de energia, água e saneamento.

Amanhã, dia 28, será a vez do doutor em física e docente da Universidade de Michigan Wolfgang Bauer, que irá debater “O Futuro da Bioenergia”. O especialista concentra grande parte de sua pesquisa e docência em questões relacionadas a maneiras eficientes de usar fontes de energia, em especial, recursos alternativos com carbono neutro.

No último dia da conferência, sexta-feira (29), o engenheiro civil, de canais e portos Tomaz Sancho vai falar sobre “Água e Metas de Desenvolvimento Sustentável: a Contribuição da Engenharia”. Considerado especialista em financiamento de infraestrutura e planejamento e gestão da água, Sancho é membro do Conselho Executivo da Federação Mundial de Organizações de Engenharia.

Participam do evento o presidente do Conselho Federal, engenheiro civil José Tadeu da Silva, presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros federais e regionais e demais lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, representantes de entidades como a Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e da Upadi (União Pan-americana de Associações de Engenheiros). Representantes das agências reguladoras das Águas (ANA), de Energia Elétrica (Aneel) e de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) também prestigiam a conferência.